English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Wednesday, July 22, 2009

Antes não era assim...

Hoje eu não estou 100%. Peguei não sei aonde uma intoxicação alimentar e isso está me deixando louca. Uma dor horrível. Mas tudo bem, acho que ainda consigo raciocinar.



Como não fui para aula esses dias devido a esse pequeno agravante que me faz por vezes não conseguir levantar-me da cama, devido às cólicas intestinais, fiquei bisbilhotando as novidades na internet, e uma delas me chamou atenção.

O novo CD da Pitty, Chiaroscuro, que será lançado em agosto.



Eu não sei por que às vezes me bate uma saudade dos tempos antigos, quando a gente esperava até o último segundo o lançamento de alguma gravação nova, dos nossos artistas prediletos.



O único jeito de se escutar a música era quando a fita ou disco eram lançados. Eu sempre tomava conhecimento pela rádio. Então, pegava a minha fitinha virgem, e gravava a música de sucesso que passava, para depois ouvir mil vezes. Acho que essa foi a minha forma primitiva de piratear. Não no sentindo comercial,

mas no sentido mesmo que vemos hoje de também obter uma música, por exemplo, via outros meios que não a compra do produto efetivamente.



E então, trazendo essa percepção para os tempos atuais, vejo o CD da Pitty como algo novo na história. Em seu site, ela deixou uma amostra de muitas músicas que ainda estavam em processo de gravação, ou seja, o público já tinha mais ou menos uma idéia do que estava vindo por aí.



Até o nome do CD ela anunciou pelo site. Outro fato engraçado é que nos shows, a própria Pitty já estava cantando as músicas novas, e como a tecnologia também faz parte desses momentos, muitas pessoas com suas maquinas digitais gravaram as músicas e postaram no site do youtube. Mais uma vez, o público tinha outra amostragem do Chiaroscuro.



No dia 13 de julho, dia mundial do Rock, a MTV convidou a Pitty para fazer uma pequena apresentação no programa Acesso MTV em comemoração à data, afinal ela representa também o gênero musical.



A roqueira baiana cantou antigos sucessos e também fez apresentação de novas músicas. Só que a apresentação foi dentro de um dos estúdios da emissora, e o público, estava do lado de fora acompanhando não sei por onde o show, e a Pitty observava o seu público por uma tela de LCD. Como lá fora, as câmeras também filmavam dava para perceber o público cantando as músicas novas em alto e bom som. Ou seja, não há mais surpresa, as pessoas até sabem as letras do começo ao fim. Eu acho isso u

m barato e ao mesmo tempo estranho porque perde aquela magia de surpresa para o lançamento das músicas.



De outro ponto de vista também acho que foi uma jogada de marketing. Do tipo: “vejam o meu produto, façam uma avaliação e esperem que tem muitos mais vindo por aí”. Ou talvez uma estratégia de burlar a pirataria, afinal vem acontecendo com freqüência nas gravações a saída de músicas do estúdio para a internet antes mesmo da cantora lançá-las, então para evitar esse desagrado, ela já postou de imediato as músicas.



Não sei quais foram as razões de fato para tudo isso. Só a própria Pitty para responder essa inquietação minha. Até o clipe da música nova está no site, mesmo antes de estreiar na MTV. Engraçado como o tempo muda, e os costumes vão diversificando também.



Para quem quiser fazer uma avaliação sobre o assunto acesse o site da Pitty e também veja o programa Acesso MTV postado no youtube.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...