Marina Jankauskas
Pista de testes oferece diversas situações fora de estrada com auxílio de instrutores
Um cenário “selvagem”: muita lama, trilhas sinuosas e terreno instável. O veículo aparece de longe, vencendo córregos, lamaçais, dunas de areia e caminhos de pedras sem nenhuma complicação. Esse é o típico comercial de veículos com tecnologia off-road, com o melhor do espírito aventureiro e explorador. Porém, na rotina, o dono de um carro desses raramente sai das ruas asfaltadas, e deixa todo o potencial aventureiro do veículo em segundo plano.
Justamente para proporcionar a seus principais clientes a oportunidade de ver do que seus modelos são capazes, a Land Rover inaugurou o primeiro Land Rover Experience Centre da América Latina. O local, como o próprio nome sugere, foi desenvolvido especialmente para que donos de veículos da marca, ou potenciais compradores, consigam ver em atuação todas as funcionalidades de um Land Rover.
Centro oferece variedade de modelos de toda a linha Land Rover para serem testatos
Até agora, o local já possui três cursos de off-road: o básico, com duração de meio dia, que custa R$ 800 para aqueles que não ganharem o voucher (com o qual a pessoa é convidada a participar); o Nível 1, que dura um dia inteiro, é mais formalizadoe custa R$ 1.200; e o Night Drive (condução noturna), cujo preço ainda não foi estabelecido. A marca pretende expandir o número de cursos, com níveis off-road mais avançados e cursos de direção defensiva, preparação para expedições e até direção evasiva e de blindados.
Motoristas enfrentam muita lama no percurso e aprentem a fazer uso de toda a eletrônica dos modelos
Talvez seja porque o off-road ainda esteja muito ligado à figura do homem machão, ou porque a minha cara não passe lá muita confiança de quem dirige na lama, mas o fato é que senti que ninguém botava muita fé eu conseguiria me dar bem em um percurso cheio de obstáculos, buracos, subidas íngremes e descidas assustadoras. Mas eu provei todos errados, e com gosto.
Não que o mérito seja totalmente meu. O Range Rover Sport fez quase tudo sozinho. O Neto – um dos instrutores que acompanha os “alunos” em todo o percurso - ensinava qual funcionalidade deveria ser utilizada em cada trecho, explicava como o carro reagiria às condições e como o motorista deve responder. Só o que eu teria que fazer era ser obediente, manter a calma e ir. Mas, acredite, essa parte não é nada fácil.
Cursos são oferecidos em turnos de meio dia, integral ou noturno
No fim, deu tudo certo e impressionei a todos com a minha calma e segurança (acho que, por ser menina, eles esperavam que eu gritasse histericamente toda vez que o carro descesse ou patinasse um pouco). A experiência, apesar de curta, vale a pena. Principalmente para quem estiver disposto a pagar um bom dinheiro por seu modelo e, no fim das contas, experimentar tudo do que ele realmente é capaz.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/