Compactos adotam fórmulas diferentes para facilitar a vida no trânsito. Qual se sai melhor?
Hairton Ponciano Voz // Fotos: Guilber Hidaka
Renault Sandero Priviège custa R$ 44.190, e VW Fox Prime é oferecido por R$ 39.770
A última vez que o Sandero cruzou a frente do Fox em Autoesporte, deu Volkswagen na cabeça. Na época (em 2009), o Fox havia acabado de ser reestilizado, e não teve dificuldade em bater não apenas o hatch da Renault, mas também o Punto e o Agile. Agora, os dois se reencontraram. O Fox I-Motion continua o mesmo, mas desta vez o Sandero mudou. Além da leve alteração visual, traz câmbio automático por um preço bem competitivo. Será que o Fox mantém a preferência?
Como o elemento surpresa aqui é a transmissão, vamos começar o jogo por ela. A troca automatizada é uma alternativa para quem está cansado do câmbio manual e pretende dar folga ao pé esquerdo e à mão direita, sem pagar o preço de uma transmissão automática autêntica.
Em movimento, as diferenças entre os dois tipos de câmbio ficam evidentes. O Sandero oferece trocas bem mais suaves que o Fox, embora tenha apenas quatro marchas. A VW continua a ser referência quando o assunto é transmissão automatizada (supera o Fiat Dualogic e o Chevrolet Easytronic), mas não chega a ser tão sereno como um genuíno automático. Aliás, está muito longe disso.
O Fox ganha em estilo, mas o Sandero é o rei do espaço
Além do tempo de engate, há outras diferenças entre os sistemas, afora a presença do conversor de torque no automático e do conjunto platô-disco no automatizado. Uma delas é que, se você parar em um leve aclive e soltar o pedal de freio, o Fox volta, coisa que não ocorre nos automáticos. O sistema ASG (Automated Sequential Gearbox) da VW antecipa as trocas. Por causa disso, assim que o carro entra em movimento ele já engrena a segunda. O objetivo da fabricante com as trocas em giros baixos foi melhorar a economia, mas à custa de perda de parte da agilidade que caracteriza o carro.
Sandero sai mais lento do que o Fox. Na pista, o Renault chegou a 100 km/h em 13,5 s; 1 segundo a mais que o rival
Se no dia a dia o automático da Renault agrada mais que o robotizado da VW, em algumas situações o Fox é melhor. Caso de rampas íngremes. Em subidas mais fortes, o Sandero chega a pedir primeira marcha, num trecho em que o Fox faz em segunda, sem forçar muito. Quem quer arrancadas mais fortes também vai encontrar mais satisfação no VW. Como não tem conversor de torque (componente que confisca parte da potência do motor), na prova de aceleração de 0 a 100 km/h o Fox precisou de 12,5 segundos, ou um segundo a menos que o Sandero (13,5 s), apesar da diferença de potência.
O Sandero está bem mais silencioso, resultado da melhoria no isolamento acústico da linha 2012. Por causa disso, ouvem-se menos os ruídos do motor, da transmissão e da suspensão. Mesmo assim, o Fox ainda é um pouco mais silencioso, como pode ser conferido no teste do decibelímetro.
Acabamento interior do Sandero melhorou muito desde seu lançamento
Se em espaço o Sandero é imbatível, em termos de conforto o Fox leva a melhor. As duas versões topo de linha são bem equipadas, mas o Fox leva algumas vantagens em termos de conforto: nele, o volante é ajustável em altura e profundidade (só em altura no Sandero). Além disso, todos os botões dos vidros têm função “um toque”, facilidade inexistente no Renault. O marcador de combustível do Sandero não merece muito crédito, porque é bem impreciso (marca mais que o real). Os dois vêm com computador de bordo. O Renault não tem termômetro de temperatura externa, informação presente no Fox, só que de forma inexata: na semana em que os termômetros de São Paulo registravam as temperaturas mais baixas do ano, para o “nosso” Fox estava fazendo 33 graus. Haja otimismo!
O espaço é menor no Fox, mas o compacto da VW oferece mais conforto do que o concorrente
Com câmbio manual, o Fox continua a ser a referência da categoria. Mas a automatização prejudicou uma das melhores características do veículo, que é a suavidade da transmissão. Num comparativo entre as versões manuais, o Fox provavelmente confirmaria seu favoritismo. Mas desta vez o Sandero leva.
Hairton Ponciano Voz // Fotos: Guilber Hidaka
Renault Sandero Privilège | Volkswagen Fox Prime | |
Preço inicial | R$ 44.190 | R$ 39.770 |
Motor | Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando duplo, 16 válvulas, flex | Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando simples, 8 válvulas, flex |
Potência | 107/112 cv a 5.750 rpm | 101/104 cv a 5.250 rpm |
Torque | 15,1/15,5 kgfm a 3.750 rpm | 15,4/15,6 kgfm a 5.250 rpm |
Câmbio | Automático de quatro marchas | Automatizado de cinco marchas |
Comprimento | 4,02 m | 3,82 m |
Largura | 1,75 m | 1,64 m |
Altura | 1,53 m | 1,52 m |
Entre eixos | 2,59 m | 2,46 m |
Porta-malas | 318 l | 257 l |
NÚMEROS DE TESTE | ||
Aceleração 0 a 100 km/h | 13,5 s | 12,5 s |
Retomada 40-80 km/h | 7,1 s > 117,0 m | 5,9 s > 101,2 m |
Feangem 60 km/h | 15,5 m | 13,6 m |
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/