Ontem quando cheguei
O que aconteceu: Desde dezembro de 2006, o nosso campus que fica localizado na cidade de Cachoeira - BA não ficou pronto. Estávamos tendo aula desde então no anexo de um colégio estadual. Sem estrutura alguma. Já vínhamos incomodados com toda a situação. Além disso, o curso de jornalismo sofreu muito, porque o número de câmeras fotográficas que tínhamos era pequeno para a quantidade de alunos. Os nossos jornais atrasavam sempre para serem publicados por causa de verba. Tivemos uma matéria chamada “Introdução ao vídeo”, onde teríamos que gravar documentários e no final não pudemos fazer o trabalho porque simplesmente não tínhamos câmera de filmagem. Então, todos esses problemas vieram desgastando alunos e professores. Muitos prestaram vestibular para outras instituições e decidiram deixar o problema para os que ficaram. Outros, não suportaram a pressão de uma má estrutura. Alguns professores acabaram fazendo concursos para Salvador. E nós perdemos dois grandes professores, o Paulo Miguez que é doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas. E outro professor que sentirei falta, o Leandro Colling, que me fez aprender uma outra forma de jornalismo, o literário. E essas perdas estão sendo cada vez mais freqüentes. Já fizemos protestos, saímos às ruas de Cachoeira, já ocupamos a reitoria. Já fizemos de tudo um pouco! E continuamos no mesmo ponto.
Nosso prédio, que fica no Quarteirão Leite Alves está sendo construído a passos de tartaruga. De vez em quando vemos algo acontecer. Para vocês terem idéia eles pintaram todo prédio. Por fora está até bonitinho. E por dentro? Quem sabe! Vocês já viram alguma obra começar pela parte de fora? Justamente pela pintura? Estranho né? E ainda por cima, durar quase quatro anos para ser construída.
Eu não sei mais o que faço...como disse um colega meu, acho que já estou sendo vencida. São 5 semestres já cursados e agora ter que abandonar e começar tudo novamente em outra instituição? Não, isso é o que eu menos quero. Mas são tantos problemas. Mais uma universidade criada as pressas, não tem campus, não comporta o número de aluno que ela mesma faz entrar todos os anos. Essa é a situação de algumas universidades do país, meus caros....Que país é esse?Que país é esse???