Diretamente do Need For Speed para a vida real
"Você quis dizer: Fiat Palio"
Google sobre Fiat Punto
"Experimente também: Ford Pinto"
Google sobre Fiat Punto
“Conseguimos fazer o face-lift! Chupa, Giugiaro!”
Fiat sobre Punto EVO, que mudou para pior, seguramente
"Fiat Punto é eleito pelo terceiro ano consecutivo o carro mais gay do Brasil"
Jornal de carros sobre Fiat Punto
“Comprei este carro graças a minha querida esposa Dalva!”
Cândido Manso sobre Fiat Punto (Skydome incluído, obviamente)
“Punto Ixpórrtin é um carro da quebrada, tá ligado?!? É de diretoria!!1”
Mano da favela da Rocinha sobre Fiat Punto Sporting com rodas 20" cromadas
“- Como estão as vendas do Punto EVO no Brasil?
- Cara, ainda não estão vendendo...”
Diálogo na Itália sobre Fiat Punto
"Pago R$ 19.000 na troca por um modelo 0km"
Lojista sobre Fiat Punto seminovo
“Você pode vir aqui? Abri a tampa e só achei isso, onde está o porta-malas?”
Futuro proprietário de Fiat Punto, ou não, chamando o gerente no show-room
“T-JET? É o novo energético diet?”
Carla Perez sobre Fiat Punto T-JET
"Punto Tejolo ariariairairiairiariar!!!11onze"
Manolo dorgado sobre Fiat Punto T-JET
"Aí sim hein!!"
Manolo leitor do MyRide sobre Punto branco socado com rodas de Passat CC aro 20"
"Ai que liiiindo, adorei!!"
Patricinha sobre Fiat Punto 1.4 vermelho
“Vou voltar para o meu Celtinha.”
Universitária ex-pretendente de um Fiat Punto 1.4 após ligar o ar na subida
“O Punto tem acabamento muito simples: detalhes em couro fariam muito bem”
Vrum sobre Fiat Punto
Quer couro? Invade a fazenda e mata as vacas. É bem melhor que couro sintético.
Fiat Punto é um compacto “Premium” (designação boba, já que os verdadeiros premium são BMW Série 1, Volvo C30 e Audi A3, que no exterior são considerados carros compactos) lançado no Brasil em 2007, com base no Grande Pum Punto, revelado em 2005. Este, por sua vez, era a nova geração do velho Puto Punto, que existia desde 1993 na Zooropa.
Mais uma obra do mestre Giugiaro, o Punto tinha design que dividia opiniões, mas que pendiam mais para o lado positivo. Chamar a frente de aparentada dos Maserati é um insulto aos pobres esportivos italianos, mas até que o Punto dublava bem. Pena que os faróis eram monoparábola, vergonhosamente por corte de custos. A traseira tinha lanternas embutidas nas colunas. O modelo entrava pra galeria dos carros de design "perfeito", como por exemplo Chrysler 300C e Honda "New" Civic, que qualquer reestilização perceptível o estragaria.
“- O Punto imitou o Focus! Desde 1998 ele ostenta lanternas na coluna!
- Você está errado! Em 1993 o primeiro Punto já tinha lanternas verticais!
- Terminem a discussão! O primeiro carro a apresentar esta moda foi o Chevrolet Lumina APV em 1990 e pronto!”
- Você está errado! Em 1993 o primeiro Punto já tinha lanternas verticais!
- Terminem a discussão! O primeiro carro a apresentar esta moda foi o Chevrolet Lumina APV em 1990 e pronto!”
Apesar do tamanho maior, a Fiat conseguiu fazer o Punto ficar com porta-malas menor que o do Palio: ele acomodava 280 sacolas de supermercado (vazias, é claro). No início eram quatro versões de acabamento. O 1.4 (sem sobrenome, esqueceram de registrar o coitado) era uma ilusão: calotas (bregas), lista de equipamentos fraca (de série, só direção hidráulica, MyCar e vidros elétricos na frente), e motor de britadeira, de 86 pôneis anêmicos, chegando a ser mais lento que um Celtinha 1.0...
A grade era preta, não tinha faróis de neblina e ar-condicionado não era oferecido sequer como opcional. A Fiat alegava que esta versão era para frotistas, mas nem eles queriam um carrinho caro, apertado, manco e pelado.
A grade era preta, não tinha faróis de neblina e ar-condicionado não era oferecido sequer como opcional. A Fiat alegava que esta versão era para frotistas, mas nem eles queriam um carrinho caro, apertado, manco e pelado.
Punto equipado com motor Fire
A versão ELX já vinha com ar-condicionado e um ou outro item a mais, como grade prateada e faróis de neblina, mas com o mesmo motorzinho 1.0 1.4. Como os proprietários de Punto não estão nem aí com o desempenho, a versão ELX 1.4 respondia por 96% das vendas.
Reconheceram o bocão do Punto? É o carro do Forrozão do Tonhão, vide muro atrás
Ainda haviam os HLX e Sporting, que utilizavam o mesmo motor 1.8 PowerTrem da Chevrolata. Este último possuía um “visu ixportivo”, com as rodas raiadas que acabaram caindo no gosto dos xunners e que tiveram seu desenho replicado em... calotas. Este modelo tinha aerofólio, saia lateral, grade escurecida, máscara da finada Tiazinha (coveiro mode off) nos faróis e opções de cores boladas como Amarelo Indianápolis, Vermelho Modena e Laranja Spot, mas com desempenho igual ao HLX, de 115 cv. O seguro também era "esportivo".
Em 2009 foi apresentado o Punto T-JET, com motor 1.4 16v Turbo de 152 cv. Considerado o "neto" do Uno Turbo, seu segredo nem era o turbo, mas sim o fato de ter um motor de verdade... Além disso, o visual recebia uma bela incrementada, com parachoques mais nervosos, rodas 17" e arcos pretos nas caixas de roda à la Volvo C30.
Mas o modelo só existe com a opção das geriátricas quatro portas, o que tirou boa parte da esportividade e impediu o modelo de ser batizado como Abarth, já que atualmente apenas os Fiat legitimamente esportivos de duas portas pode receber este cobiçado sobrenome. Depois que o afuderoso Civic Si sair de linha, este será o carro nacional mais esportivo do nosso triste mercado, já que Linea e Bravo T-JET usam o mesmo motor mas pesam bem mais.
Mas o modelo só existe com a opção das geriátricas quatro portas, o que tirou boa parte da esportividade e impediu o modelo de ser batizado como Abarth, já que atualmente apenas os Fiat legitimamente esportivos de duas portas pode receber este cobiçado sobrenome. Depois que o afuderoso Civic Si sair de linha, este será o carro nacional mais esportivo do nosso triste mercado, já que Linea e Bravo T-JET usam o mesmo motor mas pesam bem mais.
“O quê? Tudo isso por um carro com motor turbinado?”
“Não sei se o senhor percebeu, mas este é o preço do seguro.”
Finalmente o Ixpórtingue ganha um empurrador decente…
Para 2010 finalmente trocaram o 1.8 da Ferrolet GM, substituído pelo Étórqui (1.6 16v de 117 cv e 1.8 16v com 132 cv). Agora, o único lixo restante na linha é o 1.4! Ironicamente, a versão Unattractive 1.4, que substituiu o 1.4 sem nome e o ELX 1.4, ainda representa 95% das vendas, provando mais uma vez que dono de Punto não tá nem aí com desempenho de 1.0, só quer saber do design bonitinho. Repare nos Puntos mais novos, quase todos eles tem grade preta e ostentam o nome "Attractive" na traseira.
Mais recentemente veio a série Itália, um kit pra deixar o modelo 1.4 menos capado, com rodas 16", faróis máscara negra, grade escurecida, aerofólio e um emblema na lateral, além de trazer equipamentos como ar-condicionado, rádio, retrovisores elétricos e chave canivete. Tudo isso por mais apenas R$ 3.500. Pra quem não liga em perder pra um Celta 1.0 na saída do semáforo, ou seja, qualquer dono de Punto, é um ótimo pacote.
O modelo HLX foi substituído pelo Essence, com opção de motor 1.6 ou 1.8. O Sporting finalmente tem um motor 1.8 mais condizente com o "visu" sparradão. Pena que o Essence e o Sporting mesmo com motores decentes vendem tão pouco, em comparação com o Economy 1.0 modelo de entrada. Ainda há o câmbio automatizado Trancologic Dualogic, que acaba com o prazer de dirigir e está disponível para os modelos com motor 1.6 e 1.8 E.tanóiS E.torQ.
Tirando o emblema com a bandeirinha da Itália, que mal dá para ver, é o mesmo Punto de sempre
O futuro próximo do Punto na linha Fiat
Retoque que fizeram recentemente pra tentar limpar a merda que fizeram no Punto EMO EVO
Você não está nem aí para o que estamos falando e quer, ainda assim, adquirir um Punto? Siga seu coração e compre! Não iremos advertir que uma reestilização está a caminho e o seu vai ficar com cara de velho e com preço de revenda de Palio! Mas se você conseguir um desconto de 60% para cima, está valendo.
O futuro do Punto na mão dos donos
Em breve no seu barraco!
A missão do Punto não foi ser um substituto do Palio, e sim uma opção mais luxuosa, estilosa e moderna a ele. Não é à toa que virou a opção para os "dubeiros" que não queriam correr o risco de ter um Stilo solta-roda ou que não poderiam bancar um Bravo.
- Atualmente vemos Puntos com neons, fileiras de LEDs nos faróis à la Audi, adesivos tuning, rodas manjadas e, não raro, antenas com luzes. Alguns desfilam body-kits que parecem saídos do Need For Speed Most Wanted.
- Mas ainda é difícil ver um Punto realmente manolizado, já que pessoas que possuem pouco refinamento partem para um Palio ou Stilo. Por enquanto...
- Estão na mira os modelos 1.4, mais baratos e que dão menos prejuízo no caso de fundimento de motor. Além disso, por ter como opcional o teto solar SkyDome, tornará-se carro de marginal em breve, assim como aconteceu com o Stilera.
- Tem manolos que compram Punto 0km (sempre o modelo 1.4, pois se fosse pra correr eles comprariam um Astra 2.0 pelo mesmo preço), e como não sobra grana pra "tunnar", colocam só um maldito xenon de R$ 149,99 e aquela sonzeira treme-terra pra desfilar ouvindo "Mc Duzinho - Vem Pro Cabaré". Depois de conseguir pagar o som, eles partem pra um jogo de rodas cromadas, geralmente aro 17", dando o jogo de rodas e pneus originais como base de troca.
Verdades
Se a luz já irrita na foto, experimente ver um destes na rua…
- É bastante comum instalar xenônio nas lanternas de ré do Punto, com potência semelhante à luz do farol alto. Quem vem atrás
xinga até a quinta geração do FDPagradece. - O Punto apresenta muitos problemas de acabamento, pois as peças são feitas de material descartável não-reaproveitável. Pior é que as autorizadas cobram os óculos Ray-Ban da cara para repor, isso antes dos vários meses de espera.
- Todo fanático por Punto considera o Linea um carro totalmente diferente, mesmo sendo basicamente o mesmo carro (vide painel, portas dianteiras, motores e plataforma), só que com a “bundinha”.
- No auge dos Adventure, a Fiat estudou um Puntera Adiventuri Lóquis.
TENSO
- O Punto brasileiro é uma espécie de Vectra GT da Fiat, pois trouxe a carroceria de um modelo europeu com plataforma reaproveitada de modelos velhos nacionais.
- O motor 1.4 só aceita duas gotas de óleo; mais que isso, o cabeçote e as bases das válvulas de escape ficam contaminadas.
- Um grupo de manifestantes estudava comprar um carro potente para transportar pessoas e fizeram a pesquisa de preço do Fiat Punto completo. Logo depois que viram o preço de R$ 75.715 para o T-JET com todos os opcionais, acabou o protesto pelo preço da passagem de ônibus em Teresina.
Cruz de malta não pode falta na Puntera dos mano
- O para-choque dianteiro do Punto dilata – isso mesmo! A variação é de quase um centímetro em dias quentes. Culpa do plástico vagabundo utilizado, já que nem com o Mille isso acontece. Mas duvidamos que o
programa compradoVrum aborde o defeito... - A capa da base do retrovisor era colado com cuspe e caia após 0,5 km rodado.
- Alguns manolos "dimenó" só conhecem o Fiat Punto porque ele está presente no jogo Need For Speed Most Wanted. Como carro de entrada, obviamente.
Brinquedinho de criança para imaturos