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Wednesday, October 12, 2011

Mundial ACO/FIA restringirá protótipos a diesel

Brasões do Automobile Club de l’Ouest (ACO) e da Fédération Internationale de l’Automobile(FIA)

O novo Mundial de Endurance oraganizado em conjunto pela ACO (Automobile Club de l’Ouest’s) e FIA (Federação Internacional do Automobilismo), que acontecerá pela primeira vez no ano que vem, está tomando forma.

A oficialização do regulamento acontecerá apenas no final de novembro, após a próxima reunião da Comissão de Endurance, no dia 21, mas as entidades já divulgaram nas últimas semanas algumas diretrizes.



O primeiro anúncio aconteceu durante a realização da Petit Le Mans, de que as 12 horas de Sebring serão a etapa inaugural do novo campeonato, como já era esperado. A prova, que celebrará 60 anos em 2012, já abria a temporada da Intercontinental Le Mans Cup e continua sendo a corrida inicial da American Le Mans Series. Ainda não foi oficializado o restante do calendário, mas já se sabe que as 24 horas de Le Mans farão parte.

Na última segunda-feira, a ACO e a FIA também anunciaram uma primeira parte dos regulamentos técnico e desportivo do Mundial. O destaque é o empenho para se tentar aproximar ao máximo os protótipos a diesel dos à gasolina. A vantagem dos que usam o primeiro tipo de combustível nos últimos anos tem sido enorme, com Peugeot e Audi dominando as principais provas internacionais.

As entidades explicam que realizaram estudos durante os 1000 km de Spa-Francorchamps e as 24 horas de Le Mans para chegarem a medidas que pudessem equalizar os desempenhos.

Serão reduzidas as entradas de ar de 47,4 para 45,8mm dos carros a diesel que têm um restritor e de 35,5 para 32,4mm para os que têm dois. A pressão do turbo desses protótipos também será reduzida de 3.000 para 2.800 milibares. Acredita-se que, assim, o desempenho deve cair em 7%.

Além disso, o tanque de combustível dos carros a diesel da LMP1 terá a sua capacidade diminuída de 65 para 60 litros.

Os carros que utilizam motores híbridos poderão usar a energia somente quando estiverem acima de 120 km/h. Algumas medidas de segurança com relação aos freios destes veículos devem ser anunciadas no futuro.

Após discussões da Comissão de Segurança da FIA com montadoras e construtores, resolveu-se tornar obrigatório o uso da barbatana de tubarão na capa dos motores dos protótipos da LMP1, P2 e FLM, e aberturas sobre as rodas dianteiras e traseiras.

Com exceção dos LMP1s, os retrovisores também serão aumentados e serão equipados com um modo noturno e sistema elétrico de ajuste para o piloto dentro do cockpit. Sistema de câmera na traseira será obrigatório para os LMGTEs e permitido para o restante.

No campo desportivo, está certo que serão seis corridas (12 horas de Sebring e 24 horas de Le Mans são as únicas já oficializadas) com duração entre seis e 12 horas (com a óbvia exceção da prova em Sarthe).

O título do “Campeonato Mundial de Endurance da FIA” terá a disputa entre pilotos e fabricantes na categoria LMP1. Além disso, existirá a “Copa do Mundo” para os vencedores da classe GTE, assim como o “Troféo Endurance” para os times campeões na LMP2, LM GT Am, LM GT Pro e a melhor equipe privada da LMP1.

A pontuação seguirá o mesmo esquema da F1 (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1), sendo que os pole positions de cada categoria ganharão um ponto nos campeonatos de pilotos e equipes. Também será concedido 0,5 ponto extra para todos que terminarem entre os dez primeiros na classificação geral. As 24 horas de Le Mans terá pontuação dobrada.

Também ficou acordado que para 2012, o campeão da ILMC da LMP1, no caso, a Peugeot, ostentará o número um em seu carro.

O regulamento completo do novo campeonato será revelado oficialmente no dia 30 de novembro. Os amantes das provas de longa de duração já esfregam as mãos.

Fonte: tazio.uo

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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