English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Thursday, June 25, 2009

"A fogueira tá queimando, em homenagem a São João..."

Esse feriadão foi ótimo para mim. Estava precisando descansar um pouco. Eu e meu namorado fomos para Amargosa, uma cidade do interior baiano famosa pelo seu precioso São João.



Alugamos uma casa junto com uns amigos e tinha mais de dez pessoas numa casinha minúscula. A sorte é que não passávamos muito tempo lá, estávamos sempre na rua, a casa só foi utilizada mesmo para banho e dormitório.



Logo quando cheguei fiquei impressionada com o friozinho da cidade. Geralmente quem é de fora, costuma a pensar que na Bahia sempre faz calor, e de Amargosa posso dizer “Ô cidadezinha gelada”. Se não fosse pelo único capote grosso que levei, talvez teria uma hiportermia. Tá, eu sou exagerada né? Mas passa um tempinho lá para você ver.



Então, chegamos num final de tarde. O sol foi embora, mas o brilho da cidade era encantador. A praça dos coqueiros é uma visão magnífica para quem gosta de verde e colorido. É um lugar bem legal para se estar com a família. Crianças correm de um lado para outro. Homens alugam umas motinhas elétricas para as gurizadas brincarem até cansarem. Pessoas tiram fotos e mais fotos, pois tenho que confessar, que lugar lindo para tirar fotos.



Um outro local muito bonito é a praça onde ficou montado o palco. Mal podia ver o céu, pois antes dele a camuflagem de bandeirolas entrava em contraste com o azul interminável. É uma cena digna de contemplação.



Eu adoro o colorido. Além das bandeirolas, tinham balãozinho de enfeite, que quando chegava à noite se iluminavam. Uns tinham estampas de propagandas, outros apresentavam um papel pintado de flores.



Já se notava o movimento antes mesmo do dia 24. Havia muitos turistas. Muitas pessoas bonitas. Além do cenário maravilhoso que descrevi anteriormente.



Outra coisa que me chamou atenção foi uma roda gigante rosa. O chocolate “Sonho de Valsa” era um dos patrocinadores do evento. E montou no centro da praça essa roda gigante rosa e branca que dava ainda mais um colorido especial a cidade. Além dos símbolos de outras empresas que estavam em destaque que quando vistos de uma maneira geral caracterizavam-se como mais um ornamento.



À noite as bandas começavam a tocar. Pessoas com corpos colados dançando o tal do forró. Os sorrisos nas faces me encantavam. Não tem como ficar triste num lugar onde só se presencia alegria. E eu peguei logo meu namorado para dançar, claro.



Depois voltávamos mortos de cansados, apenas com o intuito de chegar o mais rápido possível a nossa querida cama, que nesses momentos é super valorizada.



Em falar em cama, está acontecendo algo engraçado nas viagens que me remete a infância. Quando era mais nova, a família toda viajava para Ilha de Itaparica, como o carro era pequeno tínhamos que reservar um bom espaço para os colchonetes, esses às vezes ocupavam tanto espaço que viajávamos espremidos com o nosso local de dormir na cabeça. O que não deixava de ser uma das características dos tempos antigos. Hoje, o colchão inflável faz parte dos acessórios de maior parte das famílias. Onde fiquei, por exemplo, todo mundo tinha o seu. E o problema com o carro e espaço foi definitivamente esquecido. O trabalho agora é só com a bombinha de ar para enchê-lo, mas isso é o mínimo.



É tão bom viajar...nossa já estou com saudades!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...