Eu nunca fui fã de jogos. Eles pareciam mais má utilização do tempo do que distração.
Por que eu tinha e às vezes costumo ainda ter essa visão? Na verdade porque a maioria deles provoca uma grande dor de cabeça
O computador é uma tortura quando manuseado por muito tempo. Os olhos ressecam. A cabeça dói. E se os meus olhos vêem muito movimento, a tontura logo aparece. Não sei se as pessoas costumam a ter esses problemas, mas eu tenho. Uma vez baixei o Tomb Raider, outro joguinho de computador, e não consegui não deletá-lo por muito tempo.
Fiquei anos sem interesse algum por jogos, até que umas colegas me falaram do tal jogo, o The Sims. Já tinha informações sobre o jogo a respeito da construção de casas, pensava que era algo bem profissional, utilizado até por arquitetos. Mas na prática, ele não é
tão preciso assim. Não tem medidas e números úteis a quem está propondo um projeto para vida real, mas possui artifícios que podem fazer um simples garoto a produzir uma bela casa, sem muitos conhecimentos, mas apenas criatividade.
Não é um jogo de matar. Não é um jogo esportivo. Mas um jogo que reproduz a vida. Você se apaixona, trabalha, tem filhos, compra, vende, anda de carro, estuda, festeja...Tudo que um ser humano normal faz. O diferencial é que você seria o criador dos personagens, uma espécie de “Deus”.
É engraçado como esses tipos de jogos afetam a vida mesmo. Passam a ter uma importância fora do normal. Você cria uma realidade. E também constitui uma relação de afeto com os seus “pequenos” sims. Havia uma época em que eu estava tão viciada, que passava o dia inteiro falando dos meus “filhos”, de como estava guiando-os.
Com esse jogo as minhas dores não se manifestaram muito, talvez a empatia tenha sido maior.
E depois de algumas visitadas em sites específicos sobre o jogo, que está atualizado para a terceira versão, estou super ansiosa e com medo do vicio ser ainda pior. Agora podemos até fazer protesto em frente a Prefeitura da cidade. Imagine? Um jogo com revolução! É perfeito. Uma pena que o jogo seja tão caro, os preços variam de R$99,00 até R$299,00, dependendo da edição que pode ser normal ou a de colecionador.
Mas enquanto isso...vou continuar pensando sobre a minha realidade mesmo porque de alienação já sofremos demais.