English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Wednesday, December 8, 2010

Resenha de "O Voo de Icarus", de Estevan Lutz

Fiz uma resenha a respeito deste livro, vou postá-la aqui, agora!
"Vou admitir que comecei a ler o livro com uma expectativa não muito grande - afinal de contas, desde quando eu gosto de literatura psychopunk? Só uma vez na vida li um livro desse tipo, e, apesar de eu ter gostado, não apostava muito em "O Voo de Icarus", escrito pelo meu conterrâneo gaúcho Estevan Lutz. Grande erro!
Afinal de contas, o livro é muito, muito bom! A história é envolvente, podemos nos sentir na pele de Icarus, um homem que está em uma linha tênue entre dois vícios: os jogos virtuais e sua pseudo-realidade e o nirvana, uma droga pesada. Buscando uma cura para esse problema, ele conhece o doutor Voga, que faz com que ele ingira um medicamento novo, chamado Sinaptek, que coloca nanorrobôs dentro de seu cérebro, para que eles impeçam o vício de acontecer. Isso, no entanto, o lança em uma jornada esquisita ao extremo e completamente inovadora através do mundo e do espaço sideral. Um voo, literalmente.
A história é muitíssimo interessante. Há tensão em cada um dos capítulos, e sempre há uma necessidade de continuar lendo, de descobrir o que vai acontecer a seguir. O final é surpreendente e ambíguo, o que não deixa de ser algo muito bom. Fiquei bastante satisfeito com a história no geral.
Apesar disso, duas coisas me incomodaram: as risadas escritas e a espécie de urgência excessiva no final. Claro, a cena de perseguição ficou ótima por isso, mas o resto pareceu ter sido concluído muito depressa. Poderia demorar mais, na minha opinião. Quanto às risadas escritas, "Ah, ah, ah", acho que eram desnecessárias. Poderia-se facilmente trocá-las por um "riu com ironia", que ficaria um pouco mais bonito. Mas nenhum desses dois fatores prejudicou a história, o que é ótimo.
Apesar disso, então, "O Voo de Icarus" é um livro extremamente válido e uma ótima leitura. Parabéns ao Estevan Lutz pela pesquisa soberba que realizou no livro, detalhando minuciosamente cada uma das situações, em termos científicos, até. Essa busca pela veracidade me agradou, e muito.
Estevan, obrigado pelo presente!"

Por hoje é isso! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...