English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Sunday, March 1, 2009

O caso Rihanna e Chris Brown

Para quem não sabe, a cantora Rihanna, há três semanas atrás, foi agredida pelo seu marido, Chris Brown.

Antes de tudo deixo bem claro que detesto discutir fofoca de revista, mas um caso de agressão contra o sexo feminino sempre me chama atenção e por isso estou aqui falando desse casal.

Sempre quando abro o Windows Media Player do meu computador, aparece as notícias do site Cifraclub. Isto porque tem um plug-in que relaciona as músicas que escuto as letras do site, e quando abro somente o programa sem estar escutando nada, ele direciona à página principal do site. E lá estava estampado, como primeira notícia: “
Rihanna e Chris Brown reatam relacionamento após escândalo”.

Eu fiquei parada por uns instantes, processando aquela informação, porque era quase que inacreditável, ver uma mulher voltando a um relacionamento do qual saiu “decorada” de hematomas.

Os fãs dos dois devem estar super felizes com união. Mas eu fico triste quando esse tipo de caso acontece. Não o reatar do romance, mas quando uma mulher é agredida e perdoa o seu namorado, como se nada estivesse acontecido. E para completar vem atrelada a notícia uma foto dos dois, e a Rihanna no maior sorriso do mundo.

Um caso parecido aconteceu com uma conhecida minha. Não posso citar o nome, por isso a chamarei de Maria. Esta mulher, após alguns anos morando no mesmo apartamento que o seu namorado, foi agredida por ele e quase teve o braço fraturado.

Novamente achei um absurdo a atitude por ela tomada, porque além de reatar a união, ela nem ao menos deu uma queixa na policia. É o que acontece também com Rihanna que segundo o site cifraclub, ainda não prestou queixa oficial sobre a agressão.

Sou feminista, e jamais vou deixar de defender os direitos das mulheres. E fico muito revoltada quando uma delas é espancada e não denuncia. Porque às vezes, ou na maioria dos casos, esse relacionamento pode vir a não dar certo novamente, e aí o rapaz vai agredi-la novamente. Se ele casar, namorar, seja lá o que for, vai bater em qualquer moça, porque não teve um acompanhamento policial. Não que eu ache que a polícia venha a resolver tudo, mas acho que um auxílio psicológico para um rapaz desses se faz necessário.

Se pelo menos ela tivesse dado uma queixa. Ele merece uma punição. Não reatar, perdoar e está tudo bem. Até porque ela é famosa, e também, infelizmente, servira de exemplo para muitas mulheres ao verem sua atitude.

Casos de agressão são comuns em todo o mundo. Justamente porque boa parte das mulheres não vai às delegacias. Muitas tem medo. Outras não querem perder o marido devido à condição financeira, mas esse não é o caso da Rihanna.

"Eles estão juntos novamente. Eles se preocupam um com o outro.", disse uma fonte não identificada à People. Vocês acreditam nisso? Se realmente ele se preocupasse com a cantora, não teria a espancado, por favor né, ninguém aqui é inocente para acreditar numa baboseira dessas.

Outro fato interessante, é que a mídia quase sempre mostra o lado positivo do reato. Como se o rapaz não tivesse feito nada, como se a cantora não precisasse dar queixa. Não fazem uma avaliação apurada do caso, nem dão outros exemplos que servem de conscientização para as mulheres.

Tem um blog que acompanho sempre, o Escreva lola Escreva.
Tem uma crítica muito legal desse caso, porque também mostra o lado feminista da questão. E ela aponta vários comentários de fãs nas comunidades relacionadas ao casal. É surpreendente como existem pessoas que apoiaram a atitude do rapaz. Frases do tipo “Se ele fez isso é porque ela estava merecendo” são recordes de presença. Depois vão me dizer que não é necessária uma outra visão da questão, que está tudo bem. Que não preciso me preocupar com isso porque diz respeito à vida privada de um casal. Sei. Realmente, não tenho nada a ver com isso. Mas é como eu digo sempre, se há agressão ao sexo feminino, então é um assunto que envolve todas as mulheres do mundo!

E depois ainda me dizem que o mundo não é machista.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...