A partir desta sexta-feira os hospitais particulares de Feira de Santana não atenderão á situações de urgência e emergência.
As pessoas que pagam o plano de saúde todo mês terão que se deslocar para as instituições públicas, caso tenham necessidade.
O fato é curioso, pois a medida assusta quem tem condições financeiras, já que os relatos de quem freqüenta os hospitais públicos não são dos melhores. Recentemente um primo meu sofreu um acidente de trânsito e foi encaminhado a um destas unidades públicas, que prefiro não citar. Na ocasião ele ficou alojado em um dos corredores, tomando soro e esperando atendimento por horas.
A visão dentro do hospital não é bonita. Pessoas sangrando, descaso, falta de higiene, tudo isso empurrado para o povão que não tem condições de usufruir do serviço particular.
Agora a situação é diferente, os ricos terão que freqüentar o mesmo lugar. Isso incomoda? Claro que sim, estão desesperados, o Procon e o Ministério Público estão fazendo de tudo para impedir esta realidade.
Nestas horas, o consumidor tem direito....
Aí eu me pergunto, e os pobres que utilizam este serviço há anos, esse ponto não é digno de questão? A saúde é um direito de todos, deveríamos ter o melhor atendimento nos hospitais públicos já que pagamos tantos impostos.
Infelizmente isto não acontece e quando os ricos são afetados aí o sistema decide se preocupar com a questão. Se a medida realmente for cumprida, e não houver uma reviravolta, espero que o caso seja bom para a melhoria dos serviços públicos que não só atenderão mais pobres como os ricos.
Se é preciso determinações como estas para que os menos afortunados tenham chances de sobrevivência eu aplaudo e se possível solto fogos.
Esse é o meu Brasil, esta é a minha cidade.