Eclipse? Este é o Eagle Talon!
Quem viveu nos anos 1990 certamente se lembra da invasão de importados promovida após a abertura ao exterior permitida pelo então presidente Fernando Collor (é, parece que foi a única coisa interessante que ele fez pelo Braçil). Um dos carros que caiu nas graças dos ricos (principalmente jogadores de futebol) foi o Mitsubishi Eclipse.
Primeira Geração (1989-1994)
Esta geração teve duas fases, posteriormente estes faróis escamoteáveis foram removidos, e os principais ficaram maiores e mais arredondados, mas todos possuiam o calombo no capô para acomodar o “caracol”, recurso copiado utilizado também pelo VW Gol GTI "bola". Este modelo pode ser encontrado no Brasil, especialmente nos ferros-velhos.
O Eclipse tinha dois irmãos frutos da então parceria da Mitsubishi com o Grupo Chrysler, o Plymouth Laser (que não vendeu porra nenhuma e saiu de linha ainda na primeira geração) e o Eagle Talon (que chegou à segunda, como você pode ver na foto de abertura). É pouco aproveitado pelos xuneiros por ser, talvez, o Eclipse menos conhecido.
Segunda Geração (1995-1999)
Eclipse original? Só em foto de divulgação mesmo…
Muita gente
Modelo Spyder: numa chuva, caía mais água dentro do carro do que fora
Ainda bem que para o Brasil só vieram as versões mais equipadas, pois no exterior, a versão Base tinha rodas aro 14”, motor 2.0 de 140 cv e faltava até um simples conta-giros.
Terceira Geração (1999-2005)
Que susto! O então novo Eclipse trazia design digno de carro coreano da época e não agradou, não repetindo o sucesso das duas gerações anteriores. Além do estilo esquisito, surgiam opções de esportivos mais interessantes, como o Audi TT por exemplo. Aqui sua importação foi encerrada em 2001.
Eis que o Eclipse chega em 2006 em uma nova geração, finalmente mais decente, embora seja inegável sua semelhança com o TT. Infelizmente ele também caiu na mão dos tuneiros, não no Brasil, onde é quase um desconhecido e já teve sua importação descontinuada, mas sim em eventos como o Sema Show.
Para quem gosta do carro, má noticia. A produção se encerrará até 2013, como parte do plano de renovação de linha da Mitsubishi, que também dará fim ao mito Lancer Evolution.
Dizem que o pior mal da franquia The Fast And The Furious (Velozes e Furiosos) foi a popularização dos rachas, mas de fato foi a popularização do tal do "Tuning". Em 2001, fez todas as pessoas que assistiram saírem querendo um carro igual. Acompanhe a linha de raciocínio, de acordo com os carros utilizados no filme.
"Velozes e Afuderosos"
Grande inspirador dos xunners pelo mundo inteiro
Dizem que o pior mal da franquia The Fast And The Furious (Velozes e Furiosos) foi a popularização dos rachas, mas de fato foi a popularização do tal do "Tuning". Em 2001, fez todas as pessoas que assistiram saírem querendo um carro igual. Acompanhe a linha de raciocínio, de acordo com os carros utilizados no filme.
Mazda RX-7, Toyota Supra, Honda S2000, Dodge Charger 1970 e Chevrolet Chevelle SS jamais foram importados oficialmente para o Brasil, sendo raríssimos por aqui. O VW Jetta 1995 também nunca existiu aqui, o que mais se aproximava dele era o Bora, recém-lançado na época. Tinha ainda o Honda Civic, mas era difícil achar um cupê como o do filme. E aí? Que carro deixaria as pessoas se sentirem como no Velozes e Furiosos? Descontaram no coitado do Eclipse!!
Nossa…
Pela mãe do guarda...
Volta por baixo
Como se não bastasse a influência dos filmes “Velozes e Furiosos”, os games só ajudaram a agravar a situação do Eclipse. O Need For Speed Underground é o principal culpado, porém Juiced e Midnight Club também possuem suas parcelas de culpa.
Sessão de estupramento virtual de Eclipses
Quando ficaram adultos, muitos destes boyzinhos (que jogavam em cópias pirateadas em lan-houses) acabaram por adquirir um Eclipse (muitas vezes em mau estado) e começaram as atrocidades.
- Apesar de 87% dos Eclipses estarem atualmente tunnnnados, é muito mais fácil achar um com motor fundido.
- A Mitsubishi se inspirou num body-kit do Need For Speed para desenhar o Eclipse 2006. Só que era um body-kit do TT...
- Não existe “Clube Eclipse do Brasil”, mas sim “Manolada do grupo Eclipse Tunning Braçil”.
- Uma revista comparou sete esportivos, incluindo Nissan 300ZX e Honda NSX, e o Eclipse tomou o maior pau na prova de velocidade, ficando 50 km/h abaixo do primeiro colocado.
- O Eclipse assassinou o jogador Dener – ironicamente, com o cinto de segurança. Foi uma forma de se vingar do dono ex-mulambento.
- Depois de “Lula - O filho do Brasil”, “Tropa de Elite 2” e “Assalto ao Banco Central”, o próximo grande filme brasileiro estréia em setembro de 2012, “Individual Killer – A história de um dono de Porsche” (referente ao acidente entre o 911 e o Hyundai Tucson em São Paulo), com uma réplica de 911 com base de Eclipse...