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Friday, August 19, 2011

Verdades sobre o Ford EcoSport

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O que todo dono de EcoSport acha que tem



“A-há, u-hu, é nóis de Eco!”
Fantoches de bichinhos sobre Ford EcoSport



Você quis dizer: SUV de pobre
Google sobre Ford EcoSport



“Porra nóis só porta Ecko!!1”
Funkeiro ignorante sobre Ford EcoSport


“Eu adoro, parece muito meu local de trabalho!”
Neguinho da Beija-Flor sobre Ford EcoSport


“Tosco.”
Joana Prado (a “Feiticeira”, ex-dona de Cherokee) sobre Ford EcoSport


“Bom dia, você quer comprar um EcoSport?”
Vendedora tentando empurrar mais um Eco assim que você está a 500 metros da concessionária


“Vende mais que Playboy da Adriane Galisteu!”
Outro vendedor sobre Ford EcoSport


“Adoooro!”
Patricinha sobre Ford EcoSport


“Gosto da posição alta, me dá imponência no trânsito!”
Mulher sobre Ford EcoSport


“Cansei, vou trocar por uma ix35”
Madame sobre Ford EcoSport


“Pôneis malidtos, pôneis malidtos, venha com a gente atolar! Odeio barro, odeio lama, que nojinho! Não vou sair do lugar!”
Nissan sobre Ford EcoSport


“Hein?? Escort??”
Vovô surdinho sobre Ford EcoSport


“Mamãe, comprei uma ÉcoSporti!!!111”
Você sobre Ford EcoSport





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Eu sobre Ford EcoSport



Na onda de modelos com estilo aventureiro, inagurado pela Fiat Palio Adventure, chegou ao Brasil em 2003 o Ford EcoSport. O modelo faz sucesso estrondoso desde então, por ter carroceria diferenciada do Fiesta e, principalmente, custar "pouco" (comparado a SUV's de verdade). Em termos, já que o EcoSport é caro pelo que entrega.


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Um dos primeiros EcoSport; o dono certamente sofreu bastante


Quando a Ford esteve prestes a sair do Brasil por conta do baixo sucesso de seus veículos, começou a desenvolver na metade dos anos 1990 a família Amazon, que seria composta de veículos de baixo custo baseados na futura família Fiesta europeia. O EcoSport foi projetado primeiro que o Fiesta, mas exigiu mais aperfeiçoamentos e foi lançado em 2003. Além do visual robusto e diferente do hatch, a suspensão mais alta, os inúmeros porta-objetos e a elevada posição de dirigir foram os atrativos do modelo. E parece que foram só estes, afinal, olha só a penca de problemas do modelo, que mereceria mais o nome de TrecoSport:


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Esse era o painel completo…
  • O acabamento era péssimo, praticamente um criadouro de “grilos”. A parte interna era toda de plástico injetado de baixíssima qualidade, os retrovisores pareciam de moto (de tanto vibrarem) e as maçanetas internas quebravam.

  • A porta traseira, uma novidade que se abria como os SUV's (para o lado da esquerda), era pesada e mais uma fonte de rangidos, isso sem contar o bagagito (peça de plástico que cobre o porta-malas). Falando nele, só oferecia 296 litros de capacidade até a altura do vidro, equivalente ao de um Gol.

  • Os bancos eram muito curtos, retos e difíceis de se ajustar, pois a roldana que reclinava o banco ficava do lado da porta, o que fazia o motorista espremer o braço e forçar muito para regular o assento.

  • Somente o modelo XLT 2.0 vinha com air-bags frontais e freios ABS de série. Mesmo o XLS 1.6 sequer tinha opção de vidros elétricos.

  • O cúmulo da economia: como o EcoSport podia ser equipado com três motores diferentes (1.0 Supercharger, 1.6 e 2.0 16v), o conta-giros deveria ter para cada modelo a indicação da faixa vermelha diferente para cada um. Ao invés de fazer isso, a Ford optou por deixar todos os modelos da linha sem a demarcação vermelha, que é importante por garantir mais segurança na passagem de marchas.

  • O Supercharger 1.0 ZéasTeca podia causar danos a audição com seu giro esgoelante. Mas quem fazia mais barulho era o 2.0: pareciam haver dois 1.0.

  • O sistema de ar-condicionado da Ford é bem mais fraco em comparação aos concorrentes. Isso num país tropical...

  • Com o visual aventureiro, o EcoSport veio também com um preço de seguro digno de SUV 4X4.

  • Ok, ok, o estepe nem atrapalha tanto na visibilidade traseira, mas excedia os limites da carroceria e podia esmagar o capô do carro atrás.

  • O EcoSport e o Fiesta podiam dar problemas na embreagem.

  • Os primeiros EcoSport também tinham histórico de queda do motor – isso mesmo! Um dos três coxins podiam quebrar e literalmente derrubar o motor no chão.

Por que a Ford aqui não lançou uma versão arrojada do Fusion europeu?


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Apesar disso, çaporra foi premiada várias vezes pelas revistas especializadas. Com o tempo, é verdade, a Ford fez pequenas melhorias de acabamento. Para 2004 o TroçoSport ganhou opção de tração 4x4 (embora no comercial, na verdade, houvesse um calço próximo à roda que permitia ao Eco sair do atoleiro), que poderia vir na cor amarelo-ovo, em conjunto com parachoques sem pintura.


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Em 2005 chegou o modelo mais bizarro de todos os tempos, o FreeStyle, que tinha para-choque cinza (que combinou muito com a pintura azul) com uma espécie de quebra-mato embutido, além de rodas com acabamento diamantado horroroso, mas com mais itens de série. Apesar do visual duvidoso, o FreeStyle fez tanto sucesso que passou de série limitada a versão de produção, e atualmente é de longe a opção mais vendida, pelo visual diferenciado aliado ao bom pacote de itens de série por um preço "interessante" (leia-se 58 paus, valor que também pode comprar um Focus GLX, infinitamente superior).


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Em 2006 o NhecoSport ganhou opção de câmbio automático (transmissão pé-de-boi, só com quatro marchas). Na linha 2008, o EcoSport foi renovado, melhorando seu visual consideravelmente, além de receber melhorias em seus antigos pontos fracos, como o acabamento frágil que em pouco tempo se convertia em uma escola de samba ambulante. Desde então, o modelo FreeStyle passou a representar 98% do mix do modelo.


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Tem muito mais EcoSport com scoop do que você imagina. Sem falar no quebra-mato


Mais recentemente, para a linha 2011, o EcoSport ganhou o letreiro no capô inspirados em seus primos ricos da Land Rover e garantia de três anos, o que, convenhamos, deveria ter desde o lançamento do carro. Vieram também detalhes novos para o Freestyle: faróis escurecidos, novas rodas, nova antena (nossa...) e novo rack de teto.


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Atolou meio segundo depois - os pôneis mandaram lembranças


Vem aí a segunda geração


Tecnicamente, o EcoSport ainda está na primeira geração, apesar dos aprimoramentos. Está previsto para 2012 o lançamento de um modelo totalmente novo, com design refinado (mas talvez com o estepe na tampa, que apesar de só atrapalhar, os brasilinos amam), utilizando a plataforma do New Fiesta. Os motores também devem mudar, pelo menos o 1.6 Zeteca, que vai voltar para a roça e será substituído pelo 1.6 16v Sigma.


Quem compra um Eco Escort?
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Simples: quem não tem condição de bancar nem um Chery Tiggo e muito menos qualquer outro utilitário. Concentram-se no Nordeste, onde a taxa buraco/carro é de 5,6. Muitas famílias optam por comprar um Eco novo (sim, as concessionárias oferecem muito mais facilidades para quem opta por um zero), trabalhando mais de 80 meses para alcançar este objetivo. 4/5 destas pessoas está inscritas no programa “Minha Casa, Minha Vida” do Dilmão. Eles possuem um gosto muito estranho: assistem o Domingo Legal e todos os programas da Record, além de escutarem forró, axé, bailão universitário (e músicas satânicas em alguns casos). Para demonstrar o amor pela família, a Ford oferece como acessório original de fábrica em suas concessionárias por R$ 200,00 os adesivos Por favor, me seqüestre Família Feliz.


Por que o EcoSport não tem motor a diesel?


Se existe uma limitação que deixa muitos brasileiros indignados com o EcoSport é a falta de opção de um propulsor movido a diesel. Isso no Brasil, claro, já que existe na Argentina opção de motor 1.4 Turbo Diesel com common-rail e consumo de cerca de 25 km/l. Bom, uma portaria arcaica de 1976 visava o “racionamento” do combustível. Mas nos dias de hoje, que o Brasil se diz “auto-suficiente” em petróleo, a situação permanece inalterada. Bom, se a Mercedes conseguiu liberar seu ML 320 CDI para rodar com diesel mesmo sem ter capacidade de carga de 1000 quilos ou redução de marchas, bem que a Ford poderia aplicar o “jeitinho brasileiro” e oferecer o jipinho bebendo diesel.


Verdades
  • Apesar da carroceria que simula um pequeno SUV, o EcoSport não passa de um Fiesta mais alto. Mesmo assim, custa 50% a mais que seu irmão hatch. E o povo paga feliz da vida.

  • EcoSport NÃO é off-road e passa bem longe disso. Mesmo na versão 4WD, ele não tem desenvoltura pra muito mais que uma estradinha de terra.

  • Apesar de chegar a custar 60 paus, o acabamento é igual ao de um modelo que custa a metade.

  • O EcoSport foi utilizado para policiamento em Pernambuco. Precisa dizer que eles viviam virando? Seria cômico – se não fosse trágico – saber também que apenas um bandido cabia no “cercadinho” do porta-malas. Se houvesse um ou mais comparsas, tinham que ser levados no banco traseiro.

  • O plano inicial da Ford era colocar dois estepes na traseira, parecido com os carros da Camel Trophy, mas o EcoSport arriou.

  • O EcoSport é fabricado em Camaçari, na... Bahia. Tinha que ser. A foto abaixa confirma tudo…



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  • O EcoSport XL continua vindo sem ar-condicionado de série. E ele custa quase R$ 4.000... Outro detalhe: o desconto em cima deçaporra é de apenas 50 reais, ou 0,1% do carro.

  • De tão ruim que o EcoSport é, desconfia-se que a Lada tenha participado do projeto do carro.

  • Denúncia do BA: muitas concessionárias autorizadas da Ford estão comprando letreiros para colocar no capô e vender EcoSport usados mais parecidos com o modelo novo. Fique de olho!!!

Sugestão de Thiago Barbosa
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