Aêêêêê manolada, hoje, 28/09/2011, estamos completando nosso terceiro aniversário!! Pela mãe do guarda, como o tempo avua!!! Para celebrar esta data tão especial, preparamos este post especial com a história e as verdades sobre o Bizarrices Automotivas!
“MWHAHAHAHAHA”
Rafael BA Manager sobre Bizarrices Automotivas
“Woohoo!”
Kiko Molinari sobre Bizarrices Automotivas
“AWWW YEA”
Leonardo Oliveira sobre Bizarrices Automotivas
“O que a gente não precisa fazer pelo BA...”
Júlio Max sobre Bizarrices Automotivas
“Quem fez essa PUTARIA merece ter a cara coberta por ácido, os dedos decepados um a um, (...), uma vara fina de bambu enfiada no cu até sair pela boca e ser empalado.”
Kamikaze sobre xunneiros
“UHU!!! Tô no ‘VC no BA’!!!”
Você sobre Bizarrices Automotivas
“Eu assumo, estou viciado no BA, desde a primeira vez que acessei nunca mais larguei, entro no blog várias vezes por dia pra conferir as novidades.”
Você sobre Bizarrices Automotivas
“O BA tá que tá!”
Thiago Barbosa sobre Bizarrices Automotivas
“Esses editores são meus orgulhos!”
Maythê Ribeiro sobre Bizarrices Automotivas
“Bando de véio, deve tudo ter mais de 60 anos, carro loko é carro baixo, as furmiga que se f*da!!!111”
Manolo sobre Bizarrices Automotivas
“Tomou benga de AP com o Fusion e depois vem chorar!!1”
APzeiro sobre Bizarrices Automotivas
“Aff, se a Fiat fosse ruim ela não seria lider de vendas!”
Fietero sobre Bizarrices Automotivas
“O plano é o seguinte: dar um tiro na cabeça do Rafael. Te dou 500 conto”
272zeiros discutindo sobre Bizarrices Automotivas
“O plano é roubar o carro do Rafael e deixá-lo igual a uma penteadeira de puta!”
“Tunneiro” do X-Treme Motorsport sobre Bizarrices Automotivas
ESTE blog causa dependência
Bizarrices Automotivas é o blog que você está acessando neste momento (ah vá, é mesmo?!?). Çapowrãn foi inventada (sim, inventada e não criada) num momento de muita inspiração na noite do dia 28/09/2008 pelo Rafael, com a ideia de assustar mostrar as bizarrices do universo automotivo. Apesar do nome explícito e auto-explicativo, muita gente demorou para entender o intuito do blog.
No começo, quando como em qualquer blog o número de visitantes era pífio, o conteúdo se dividia basicamente em três tipos de posts: montagens de supostas novas versões, fotos bizarras e artigos do Desciclopédia chupinhados na cara dura adaptados. Poucos meses depois foi aberto o e-mail de contato do blog, que fez a coisa deslanchar. Com seu estilo único o BA não demorou a conquistar um público considerável e se tornar uma referência, inspirando outros blogs.
Com o tempo surgiu a necessidade de convidar mais editores: em 2009 vieram Henrique Rodriguez, Bernardo Macaúbas (ambos deixaram o blog após boas colaborações) e Kiko Molinari. Em 2011 chegaram Léuzin e, mais recentemente, Julius. Uma peculiaridade é que cada um mora em uma cidade diferente (e todas bem distantes entre si...). Mas o que importa é que todos estão sempre colaborando para o blog ser cada vez maior, melhor e mais visitado, satisfazendo, assim, as vontades do poderoso tio Éber.
Coisas típicas do Bizarrices Automotivas
Capas da Quatro Rodas: O blog começou com uma destas! Foi a capa feita por Fillipe Vivas, da comunidade QR, que revelava o novíssimo Voyage, grande lançamento da época que o blog nasceu.
Peladassos: A visão do Bizarrices Automotivas de como seria determinado carro em uma versão básica ao extremo, geralmente com rodas de ferro sem calotas, parachoques sem pintura e diversos equipamentos capados pelas afiadíssimas facas do departamento de corte de custos... Depois que carro branco virou moda e outras séries ganharam mais destaque, os peladassos entraram para a história.
BA Trax: As músicas de vileiros que você curte estão aqui. Geralmente são funks ou raps nacionais nos quais os manolos envolvem carros ou motos.
Virtual Xuning: A arte de enfeiar os carros foi incentivada pelo Bizarrices Automotivas desde cedo; em todo concurso, saem desenhos super toscos, mas também há projetos caprichados e bem-humorados! Devido a uma série de fatores externos o VX esfriou, mas está voltando...
Gambiarras: Até enjambrações não-automotivas já apareceram por aqui! Mas o foco está nas imagens que falam por si, e que mostram a criatividade dos “reparos provisórios” que as pessoas fazem quando não tem grana.
Vídeos: Mostra de tudo um pouco. Teve a fase do Top Gear legendado (banido pela BBC ¬¬”), do Tio Elzio (que partiu dessa pra uma melhor)... Mas vídeos interessantes sempre foram uma constante pelo Bizarrices Automotivas.
Bizarrices de fábrica: É, vez ou outra as montadoras cometem belas cagadas em seus carros. E elas também marcam presença no Bizarrices Automotivas.
Verdades: Para cortar o barato dos donos de certo carro, nada melhor do que ler as Verdades! Diversos modelos já foram vítimas desde a “contratação” do Júlio Max.
VC no BA: Série idealizada pelo Leuzin com o objetivo de os leitores mandarem fotos de xuning com sua própria descrição, acabou se tornando “carro do leitor”, mas de um jeito ou de outro inegavelmente se tornou um sucesso. Os leitores enviam fotos de seus veículos e um breve histórico, já sabendo que se o carro não estiver 100% original as chances de ser “trollado” pelos demais leitores é grande.
Tirinhas: Historinhas nas quais os memes ilustram situações inusitadas e super divertidas.
Caldeirão do Xuning: Trabalho de corno do Kiko, que coleta imagens e informações sobre automóveis “customizados” pelo quadro Tô na Merda “Lata Velha”. Geralmente, carros velhos ganham pinturas ridículas, quinquilharias para todo lado e gambiarras super tensas. Vale lembrar que a maioria das aberrações é vendida para aliviar a dor-de-cabeça do dono ou padece na mão dos mesmos.
Destruídos e Abandonados: Esta série não está mais em evidência, mas muitos carros abandonados (alguns ilustres) já apareceram aqui no BA, em imagens de dar pena.
Games: Aqui você encontra os joguinhos do tipo “Crie o seu”, além de fotos ou vídeos que envolvam jogos de corrida.
Listas: Posts temáticos inspirados nos “Top 10” da vida, geralmente com assunto polêmico ou inusitado como, por exemplo, “Os carros mais feios do Brasil”, “Como fazer seu carro 1.0 render mais sem gastar nada”, etc.
E claro, o maior foco do blog, os Xunados: Não se sabe o que se passa na cabeça dos propriotários – se é para descaracterizar um carro roubado, transformar a carroça numa Ferrari (na base de body-kits) ou chamar a atenção da mulherada – mas eles, ou carro xunados, estão rodando por aí. Se você estiver com uma câmera na mão e ver qualquer xunaria por aí, já sabe o que fazer. Mas cuidado, esta pode ser uma tarefa perigosa.
Leitores famosos
- Dilmão
- Emílio Camanzi
- Bruna Surfistinha
- Sílvio Santos
- Diego Castellari (
emodo Auto Esporte) - Chuck Norris
- Chip Foose
- Tucano Huck
- Bruno Senna
- Hermano Henning
- INRI Cristo
- Jô Suado
- Lady GaGa
- Peter Fassbender (maldito desenhista do Palio)
- Akon
- Ash do Pokémon (
típico fapeador) - Rubinho Barrichello (numa disputa com Sebastian Vettel para ver quem acessava primeiro o BA, ele acabou acessando em segundo...)
- Snoop Dogg
- Jay-Z (já buscou inspiração aqui pra criar carros “únicos”)
- Xuxa
- Mag
- Hungria
- Marina Machado (Auto Esporte)
- Marcello Sant’anna (Auto Mais)
- Valesca Popozuda
- Batistinha
E muitos outros... Beijinhos dos pôneis malditos a todos!
Quem odeia o BA
- 272 Club
- Street Force
- Tunados.net
- Car Tuning Revolution
- ”Tuneiros” do X-Treme Motorsports
- Departamento Jurídico das montadoras
- Apzeiros
- Fieteiros
- Portadores de Oakley
- Pseudo-Trolls
Verdades
- Ironicamente, o editor-chefe do Bizarrices Automotivas trabalha numa oficina de customização de carros.
- Cada editor possui uma preferência veicular diferente. Enquanto o Rafael é um reconhecido Fordero, o Kiko é o “King of Bikes”, o Léuzin apavora no OF-1722 e o Júlio é amante dos Koenigsegg (embora nunca tenha revelado tal paixão aos outros editores e sequer já viu um ao vivo!!).
- Mas todos concordam que o Chevrolet Agile é feio.
- Embora sejam grandes amigos, nenhum dos editores BA se conhecem pessoalmente.
- Embora alguns editores desçam o cacete no Camaro, eles se sentiriam os pikas da galáxia tendo um (ou não).
- Mesmo com trabalho e faculdade, o editor-chefe sempre se mata para manter o blog sempre atualizado.
- Muitas noites de sono já foram gastas com leitura de comentários, seleção de conteúdo e criação e edição de novos posts.
- O Kamikaze já cansou de prescrever ações aos xuneiros. Agora outros leitores tentam copiá-lo.
- No dia 1º de abril de 2010, Rafael aprontou a maior trollagem da história do BA: tirou o blog do ar sem avisar ninguém, nem mesmo pro Kiko, que ficou com aquela cara de "WTF?!?". Os leitores entraram em desespero! No dia seguinte, tudo voltava ao normal.
- O BA é uma grande clínica de reabilitação de xuneiros. Muitos leitores já tiveram seu “passado negro”, do qual hoje sentem vergonha. Andar de carro original é um grande motivo de orgulho.
- O próprio Rafael já se rendeu aos encantos do mundo xunileiro: já foi viciado em NFSU2, assistiu todos os filmes da franquia Velozes e Furiosos e frequenta feiras de “tuning”. Obviamente que de uns anos pra cá ele voltou a preferir carros originais.
- O Léuzin também já foi xuneiro dos brabos e (felizmente) se reabilitou no Bizarrices Automotivas.
- Já o Júlio nunca gostou de tuning... Embora achava neóns maneiros. Mas a banalização deles nos xunados matou o gosto por esta iluminação. Ah, para quem diz que os editores do BA são um bando de velhinhos de 60 anos que prezam pelos carros originais, aqui vai o recado dele:
“Algumas personalizações são aceitáveis, especialmente se atenderem às exigências da lei e se derem um ar original ao carro. Aplicar uma roda maior e que tenha belo desenho (não esqueça de manter o logotipo da marca na roda e de manter o diâmetro aro-pneu), um logotipo bacana, aerofólio “lip” (discreto) ou uma ponteira de escape maior, pode dar um visual único ao carro e ainda mostrar o bom-gosto do dono. Modificações extensas sempre jogam fora o trabalho dos projetistas dos carros, fazem o carro ter desvalorização acentuada, atrapalham na dirigibilidade, no consumo, no desempenho... Além de ser uma agressão aos olhos alheios.”
Conheça a Equipe BA
Rafael “BA Manager”
Eis o criador da porra toda. A idéia surgiu em uma conversa em uma comunidade da revista Quatro Rodas no Orkut. Vendo os inúmeros casos de xunning e a falta de blogs especializados sobre o assunto, ele decidiu criar o BA. O que começou como brincadeira, sem pretensão alguma, acabou se tornando coisa séria, conseguindo seu primeiro sabugão milhão de reais visitantes em pouco menos de um ano e contando com matérias mais detalhadas. Com ele surgiu as séries Peladassos e o concorrido Virtual Xunning. A marca registrada de seus posts é o conteúdo um tanto “ácido”, garantindo boas risadas com um certo fundo de verdade.
O sucesso foi se consolidando, ainda mais com a participação de leitores do Brasil e de vários outros países, que sempre enviam suas contribuições. Ele também é responsável por coordenar a equipe de editores.
Kiko Molinari “King Of Bikes”
Com o blog em constante crescimento, surgiu a necessidade de mais editores. Foi quando o Kiko Molinari se uniu ao BA. Aficionado por bikes e carros, chamou atenção do Rafael por ter o costume de flagrar raridades, entre elas algumas xunarias, e acabou sendo convidado a se tornar um editor do blog. Não deu outra!
Entrou não sabendo de p#$#$% nenhuma, e lá foi o BA Manager mostrar os passos para começar no blog. Pouco tempo depois, já andando com as próprias pernas (ou com as próprias “rodas”, como queiram), começou a criar posts com mais conteúdo (a.k.a “bíblia”, segundo BA Manager), mas atraindo mais gente para o blog. A partir daí começou a explorar uma área que até o momento ninguém havia feito: mostrar os podres do quadro Lata Velha, criando assim a série Caldeirão do Xunning.
Se tornou uma das séries de maior sucesso no blog juntamente com o Virtual Xunning, ou apenas “VX”. Além dessa série, vários outros posts de grande conteúdo são marca registrada do Kiko, entre eles as postagens “Motor AP: o melhor motor?”, “O atropelador de Porto Alegre”, entre outros, seguindo a mesma linha “ácida” (ou até mais) do BA Manager. Já o título “King Of Bikes” se deve a alguns posts incluindo bicicletas, título esse dado pelos leitores do BA! Atualmente o Kiko segue firme e forte, já há 2 anos conosco.
“Leuzin Sparro”
No início de 2011, com o blog rodando na casa dos 6 milhões de visitas e somente dois editores pra sustentar toda essa cambada, ficou claro que o BA precisava de mais um editor. Sabendo disso, Rafael já tinha uma “carta na manga” e em pouco tempo começaram a surgir posts de um tal de Leuzin. Seus posts tinham um pouco de cada editor atual, mas com algumas gírias forçadas, o que pode-se considerar normal para um estreante. Mesmo assim, já chegou botando pra fudê apavorando e ganhando mais leitores para o blog.
Até o momento ele não criou nenhuma série no blog, mas promete ampliar sua atuação, além de participar tanto nos VX quanto nas demais séries do blog. Houve uma época em que o Kiko Molinari acabou por se ausentar do blog, cabendo ao Leozin criar posts se valendo da sua pouca experiência no blog. Felizmente, todos com boa repercussão ou não!
“Julius Max”
Tudo começou com o “Verdades sobre o Hyundai i30”, com conteúdo extraído e adaptado do Desciclopédia, ainda postado pelo editor-chefe do blog. O público gostou e logo fomos atrás de mais posts do tipo. Eis que Rafael descobriu alguém que fazia alguns posts de carro no Desciclopédia. Esse alguém é o Júlio, que logo foi convidado a unir à equipe do BA e já chegou com uma série pronta, o atual sucesso “Verdades”, na qual cada texto é uma surpresa e garantia de altas risadas, não esquecendo das verdades!
Henrique Rodriguez e Bernardo Macaúbas: vocês se livraram, hein? Nós quatro estamos compondo o vídeo mais ridículo da história do Bizarrices Automotivas!!!
Além dos editores, o blog conta com alguns fãs fiéis ao blog, sempre marcando presença em quase a totalidade das postagens, em forma de comentários. Entre eles podemos citar os mais “fervorosos” logo abaixo:
Cripple Rooster (a.k.a Kamikaze), ou simplesmente Kamikaze, é fanático por diesel e é considerado pelos editores e leitores do blog como o “carrasco dos xunneiros”, tendo em vista as várias formas de como torturar e eliminar essa raça do caralho esse tipo de gente.
Matheuzin: Figura célebre do blog há uns tempos atrás (por volta dos 3 milhões de visitas e 1 ano e meio de blog), acabava sendo uma atração a parte no blog por parte de seus comentários um tanto controversos e “enigmáticos”. Em um certo post, os comentários acabaram virando uma espécie de confessionário, consultório e palco para as mais variadas zoações possíveis, consagrando aquele que, para muitos, é o mascote (nsbc) do blog.
Pardo: Grande fã de Fusca, dificilmente deixa de marcar presença nos posts que envolvem o popular besouro.
Dieguim Felipe: Mais um viciado fã do blog, que tem no quarto dele um bloco de motor Chevrolet 250-S e sonha em ter um Camaro. É um dos que também aparecem com certa frequência no blog e que com seu jeito de manolo tem o dom de trollar com a galera do BA, tanto os editores quanto os demais leitores.
May FaceGirl e Ric R7: É um casal interessante composto por Ricardo, melhor amigo do Rafael na vida real, e sua namorada Maythê, que depois de descobrir o BA rapidamente se viciou, a ponto de divulgar o blog para estranhos na rua. Eles não costumam postar comentários, mas nos acompanham pelo Facebook. Principalmente a May, dando sugestões (aliás, muito obrigado May por todas as ideias que você nos deu para celebrar esta data!), muitos elogios, e claro, aquela “pisada na guela” quando fazemos algo de errado. Nem os leitores escapam quando alguém a contraria.
E tem mais uma galerinha que é um pouco de tudo do que já foi citado aqui, como Thiago Barbosa, Kenji Ashimi, 6U574VO, FBIV10, Israel (com avatar de um “cão dorgado”), FISH, Rafael GBR, (do Top Gear BR) Edwilson Tech, Gabriel, Charles, Maicon, Alexandre, “olhando a lua”, Roger, Eduardo Fujiwara (anti-VW assumido), Most Wanted, e muitos outros que infelizmente não lembramos os nicknames.