Salve salve amigos e leitores do Bizarrices Automotivas!!!
É com muito prazer (ou seria desprazer o.o*) que retorno em definitivo com uma das séries de maior audiência do blog, o Caldeirão do Xunning! E pensar que o “esquenta” mal chegou a ser feito, mas o Lata Velha já chegou arregaçando (ui!) logo com um fora de série nacional, um Miura Saga 1990.
A história a seguir fala sobre Alex, morador de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, que namora Alexandra a 11 anos e é dono de um Miura Saga 1990, além de ser pai de um garoto de aproximadamente 12 anos de idade. Até aí tudo bem se não fosse por alguns detalhes: eles vivem na casa da ex-mulher e a Alexandra não é bem “ela”… Sacaram?
Não se sabe quem escreveu a carta para o Lata Velha (eu mesmo não sei) e a carta foi selecionada para o quadro. Logo de cara a carta já falava do romance de Alex e Alexandra, e sua enorme paixão que é seu Miura Saga 1990. Só pelo fato de terem uma relação madura a pouco mais de 11 anos foi um detalhe mais do que suficiente para a escolha dessa carta (realmente, não é algo que se vê todo dia!).
Carta escolhida, e lá vai a trupe do Lata Velha para Mogi das Cruzes. Para capturar o Miura Saga, o plano foi o seguinte: Luciano Huck preparou um falso programa apresentado por Preta Gil, chamado “Só amor, sem preconceito”, que era composto de uma sexóloga, um terapeuta, um morador da cidade e um convidado de outro estado, neste caso o próprio Huck que aparece em uma tela como se estivesse em um “link ao vivo” no Rio de Janeiro, sendo que na verdade ele estava bem do lado do estúdio.
Como Alex é técnico em informática, ele foi contratado pela falsa produção deste programa para pôr os equipamentos para funcionar. Como programado pela equipe do Lata Velha, o tal programa atrasa pela falta de um dos convidados, e a falsa equipe do programa convoca o Alex para o lugar do tal convidado faltante. Durante o programa, Preta Gil chama Luciano Huck via “link ao vivo” para participar do debate. Após um bate-papo informal com Alex, Huck aparece no palco do falso programa dizendo que o Lata Velha era com ele.
Após a conversa, Huck vai conhecer Alexandra, e temas como sexo, preconceito e respeito são a pauta das perguntas naquela conversa (confesso que se não me dissessem que ela é transexual eu nem ia notar a diferença o.o*). Depois de mais uma longa conversa, Luciano Huck lança o desafio a Alexandra: (primeira vez onde o dono do carro não participa do desafio) interpretar Lady Gaga no palco do Caldeirão (os desafios ainda estão sendo de peso).
Carro preparado e passos treinados, era a hora da apresentação. Como não sei como foi a apresentação já vou direto pros “finalmentes”: Alex tem seu carro de volta, que antes era assim:
Este era o Miura Saga 1990 antes da transformação. Com poucos detalhes a se fazer, merecia uma bela restauração, mas…
E ficou assim:
…no “Caldeirão do Xunning", "restauração" parece uma palavra inexistente no vocabulário deles, e o resultado é este ai!
É, não tem jeito mesmo: entra ano, sai ano e as xunagens sempre se superando no Caldeirão do Xunning. Bom, vamos as xunarias modificações: começando pela frente, que ficou bem parecida com o Porsche 924 da década de 80, com faróis “Angel Eyes” e grade de galinheiro pintado de preto no novo parachoque dianteiro, além de um scoop no capô (até melhor que o original que tinha). A cor escolhida para o carro (???) foi o “laranja zarcão flake”, com "vinyls" lembrando rasgos com fundo vermelho (rasgados devem estar as almas dos fãs do Miura ao ver isso…).
Na traseira, o modelo recebeu um aerofólio “suporte de latas de cerveja”, perdendo o original que lembrava os Ford Escort e Sierra Cosworth, também da década de 80, e lanternas “próprias”, que ficaram até interessantes, já que o modelo original usava as do Santana. Mas por outro lado, recebeu ponteiras de escapamento imitando o desenho da Lamborghini Gallardo (“FAIL”), e fechando a seção traseira, foi instalado sensores de estacionamento e uma câmera para auxiliar.
Ainda na parte externa, o carro recebeu rodas Vaska 19” (me corrijam se eu estiver errado) com pneus Goodyear (que num primeiro momento me pareceu pneus remold :S) e pra finalizar o pacote, retrovisores com piscas integrados da Metagal e neon na parte de baixo do "makinaum". No interior, acabamentos de cor branco creme e laranja com bancos concha nas mesmas cores. O painel teve os mostradores originais (vindo do Monza, mas personalizado para o Miura) substituídos por aquela relojoaria de sempre. Recebeu também aparelho de MP3/DVD e acessórios sparro da marca Sparco. No motor, o “APzaum” recebeu injeção eletrônica programável e kit flex da FuelTech, além de cabos e vela de silicone, tampa do cabeçote pintado de laranja e retífica completa.
Veredicto: Se mantivessem a originalidade e restaurassem o modelo, mesmo mudando o scoop e lanternas, ficaria com um upgrade interessante, mas vejo que as palavras restauração e customização (decente) não devem existir no vocabulário dos xunadores preparadores.
Bom, é isso! E olha que a temporada 2011 está apenas começando atrasada, mas enfim… Continuem com a gente! :D
Fotos: Divulgação, Arte, texto e edição: Kiko Molinari Originals®