
Sempre que vejo os filmes americanos, ou qualquer um que tenha como o áudio inglês, fico me perguntando, o quanto estudiosa fui durante os seis anos de curso que freqüentei e quanto tempo dediquei da minha vida a compreender um das línguas mais falada no mundo. Sim, porque não basta apenas o exercício em aula, é preciso dedicação para se conhecer uma língua e não esquecê-la.

Hoje percebo que o que sei é muito pouco. Mas estou correndo atrás e descobri um site fantástico, para quem quer aprender não só o inglês como outras línguas também. O site LiveMocha, nele estou aprendendo cuidadosamente o francês. Sei muito pouco sobre este idioma. Já tinha feito um curso durante um mês, mas a minha professora era uma francesa impaciente de arrepiar. Não dava para mim não. Absorvi o bastante para não saber ler nem uma pequena sentença.

Não estou fazendo propaganda, mas acho legal quando a internet propicia sites tão prestativos como esse. Há várias lições, que em minha opinião, não são nem um pouco cansativas. Eles tem um esquema de alternância de leitura, fala e a escrita, além de ter um acervo fotográfico maravilhoso. Estou tão empolgada que basicamente todos os dias estudo um pouquinho. Outro fator interessante é o seguinte: O site reúne internautas de vários paises. Com isso cada um é um pouco professor também. Por que? Por exemplo, uma das atividades é escrever um texto. Faço-o em inglês e envio. Este texto vai parar na tela de americanos nativos que vão corrigir os meus erros e deixar um comentário a respeito de como estou indo. Ou seja, é uma bela relação de solidariedade, eu te ajudo com o português que você me ajuda com o inglês, certo?
Não é maravilhoso? Fora que você também pode conhecer várias pessoas através do bate-papo, claro, você tem que praticar conversação né? Achou que iria ficar só no básico? Obvio que não, eles pensaram em tudo mesmo! Até a sua pronuncia é avaliada, pois em alguns exercícios você grava através do microfone a sua voz lendo um pequeno texto para que os amigos o ajudem!
