English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Monday, March 30, 2009

Eu com minha língua...enquanto outras línguas estão por aí.


Sempre que vejo os filmes americanos, ou qualquer um que tenha como o áudio inglês, fico me perguntando, o quanto estudiosa fui durante os seis anos de curso que freqüentei e quanto tempo dediquei da minha vida a compreender um das línguas mais falada no mundo. Sim, porque não basta apenas o exercício em aula, é preciso dedicação para se conhecer uma língua e não esquecê-la.

Confesso quase sempre fui desleixada, eu pegava no ar as colocações dos professores e achava que já tinha aprendido. Hoje percebo que sei muito pouco do que eu poderia saber se tivesse me dedicado um pouco mais. Lembro que quase nunca fazia as tarefas ou revisava as lições, mas sempre tirei boas notas. No entanto, esse era meu grande problema, o pensamento vazio e imaturo. Algo que já mencionei antes sobre notas. Engraçado que quase sempre nos julgamos pelas notas ruins e tal, porque somos burros porque não tiramos 10 e tarálálálá. Agora quando realmente tiramos notas altas não avaliamos se aquele valor foi nos dado por competência ou por uma sabedoria superficial. Eis que me encaixo na segunda opção.

Hoje percebo que o que sei é muito pouco. Mas estou correndo atrás e descobri um site fantástico, para quem quer aprender não só o inglês como outras línguas também. O site LiveMocha, nele estou aprendendo cuidadosamente o francês. Sei muito pouco sobre este idioma. Já tinha feito um curso durante um mês, mas a minha professora era uma francesa impaciente de arrepiar. Não dava para mim não. Absorvi o bastante para não saber ler nem uma pequena sentença.

Não estou fazendo propaganda, mas acho legal quando a internet propicia sites tão prestativos como esse. Há várias lições, que em minha opinião, não são nem um pouco cansativas. Eles tem um esquema de alternância de leitura, fala e a escrita, além de ter um acervo fotográfico maravilhoso. Estou tão empolgada que basicamente todos os dias estudo um pouquinho. Outro fator interessante é o seguinte: O site reúne internautas de vários paises. Com isso cada um é um pouco professor também. Por que? Por exemplo, uma das atividades é escrever um texto. Faço-o em inglês e envio. Este texto vai parar na tela de americanos nativos que vão corrigir os meus erros e deixar um comentário a respeito de como estou indo. Ou seja, é uma bela relação de solidariedade, eu te ajudo com o português que você me ajuda com o inglês, certo?

Não é maravilhoso? Fora que você também pode conhecer várias pessoas através do bate-papo, claro, você tem que praticar conversação né? Achou que iria ficar só no básico? Obvio que não, eles pensaram em tudo mesmo! Até a sua pronuncia é avaliada, pois em alguns exercícios você grava através do microfone a sua voz lendo um pequeno texto para que os amigos o ajudem!

Bom, se você parar para analisar, eu comecei falando de inglês e fui parar no francês, não foi isso? Deixa eu me retificar. Estou fazendo dois cursos ao mesmo tempo no LiveMocha. Isso mesmo, de inglês no nível avançado e o de francês no nível básico, pois não sei nadinha, nadinha. Mas estou adorando...em breve farei um textinho em francês, com tradução claro, para vocês verem como anda minha evolução. Quem sabe, mais tarde, eu não me arrisco num alemão, japonês...e por aí vou eu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...