English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Tuesday, March 3, 2009

A história e seus mil e um lados.

Vocês com certeza devem conhecer alguém que critica tudo e a todos, porém não tem argumentos para tal ato. Acho que esse deve ser o problema de alguns veículos de informação que tentam se especializar em críticas, mas não conseguem.

Estou comentando sobre isso nesse post hoje, porque li uma crítica sobre um show do qual eu estava presente. E quase que noventa por cento das informações que estavam contidas no texto do rapaz eram falsas.

E sabe o motivo? Ele não procurou ver o outro lado da história, mas somente aquele que o interessava.

Quando procuro fazer um texto criticando algo busco o máximo de informações possíveis para poder alimentar a minha fala. Alias meus pensamentos aqui no blog deixo bem claro que são opinativos, até porque não gosto do jornalismo convencional.

Apesar de estar no sexto semestre do curso, eu ainda não me acostumei a escrever de forma "imparcial", isso realmente é um mito. E o pior de tudo é quando os jornais impressos se iludem ao pensar que estão livres da opinião. Fica aquele texto chato, parecendo que a pessoa que narrou o fato não está viva. É simplesmente ridículo esse mundinho de farsas. No curso mesmo, eu detestava quando certo professor cortava algumas frases minhas por achar que estava opinativo demais. Mas era o que eu queria! Por que me censurar?

Quem faz jornalismo realmente parece estar vivendo a época da ditadura. Primeiro porque quando vai começar a estudar já sofre as repreensões. Segundo que quando vai trabalhar tem que seguir uma linha editorial. Ou seja, você só é livre para expressar o que viu se for o dono do jornal, ou no máximo um puxa saco qualquer, o que jamais será o meu caso.

Eu detesto puxasaquismo, mas esse assunto fica para um outro post. Então depois de tudo isso eu não sei como será o futuro da minha profissão. Talvez até me renda a essas regras, talvez não. Porém sempre vou estar aqui neste blog expressando o que eu realmente sentia e queria relatar, quem sabe, num texto do qual fui censurada.

Bom, voltando a crítica do rapaz, eu a vi num blog, só que esqueci de gravar o site e por isso não pude linkar aqui para vocês. Mas outra questão que entra em jogo é: até que ponto as informações contidas num blog são verdadeiras? Bom, se você tem censo crítico talvez fique mais fácil perceber, é sempre bom ler mais de uma informação sobre o caso, e estar mais alerta ainda para esses tipos de textos que não condizem com a verdade, mas parecem super legais de ler e tal.

Foi o que aconteceu com esse texto que eu li, muito bom de ler,o escritor tem uma linguagem bastante expressiva, mas não soube dizer o que tinha acontecido no show, e ficou parecendo que a banda tocou mais covers do que músicas próprias porque quis, mas o que aconteceu foi que a banda teve que sair do palco antes de terminar o seu repertório. E ele ainda julgou a banda como se ela quisesse fazer aquele tipo de ação apenas para agradar ao público, já que suas músicas não são famosas nem tão pouco conhecidas. O que não foi o caso.

Portanto, é estando na história, que eu pude ver a mentira explícita ali. Mas não estamos presentes em todos os fatos, por isso temos que ter cuidado. Bastante cuidado, afinal, a manipulção da informação pode gerar grandes conflitos.

Lembrei também de um palestra que assisti, onde o professor narrava a história de um blog em que o escritor tinha publicado uma foto de algo explodindo. Mas não dava para ver o que era. Só que o jornalista fez um texto falando que um avião tinha caído, mas isso não aconteceu. Descobriram mais adiante que tinha sido um colchão que tinha pegado fogo. Queria ter a foto para mostrar também a vocês, foi muito cômico ouvir isso. No entanto é mais um exemplo de um jornalismo sem credibilidade. Então cuidado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...