Schumacher demonstrando habilidade em ultrapassagem sobre Vettel
A Formula 1 sempre foi um laboratório ao ar livre. Já tivemos carros de seis rodas, motores de 1500 cm³ (popularmente, o 1.5) de deslocamento gerando mais de 1500 cavalos... Muito do que temos nos carros hoje em dia saiu desse requintado laboratório. Mas para 2014, o caminho é inverso.
Segundo a filosofia do downsizing, já usada nas ruas, há o emprego de motores pequenos com "alto" rendimento e desempenho de gente grande. Seguindo essa tendência mundial, pode haver uma redução drástica no tamanho do coração das supermáquinas: saem os atuais motores V8 2.4 e entram pequenos 1.6 com turbocompressor.
Olhaáh o APzaum aee, Bruxão!
E graças a essa possibilidade, finalmente o motor AP 1.6 pode ter reconhecida sua glória. Grande conhecido dos pilotos de fuga, o motor da Volkswagen é a grande aposta para 2014.
Vários experimentos já estão sendo feitos aqui no Brasil, em condições severas de uso como: calor desértico e frio polar, fugas de bancos, donos descuidados, vias esburacadas e motoristas gasolina com adição de álcool. Em todos esses testes, ele tem demonstrado a resistência necessária e mostrando ter um gás que nem Adrian Newey com suas RBR explica. Há ainda as especulações que xunileiros de vila mecânicos, experientes com tais motores, já estão sendo sondados para as equipes de desenvolvimento das escuderias.
Golzeêra caixa com o melhor motor do mundo
Aos ViDaLokK que poderiam se gabar de ter o mesmo motor da F1 em suas Goletas, vão com calma: eles não vão usar "turbão Garrett com 1,5 kg de pressão" e pode ser que esse motor seja (na verdade, é o que vai ser) um V6 completamente novo.