Uma das redes de relacionamento mais utilizada pelos internautas ultimamente é o Twitter. Com apenas 140 caracteres, qualquer pessoa pode comentar sobre assuntos, expor pensamentos e opiniões.
O engraçado é que existe o “Trends”, assuntos mais comentados pelo público. Com isso, pode se perceber o que durante o dia foi mais falado pelos internautas em nível nacional e mundial.
É neste ponto que surge a fofoca, a grande fofoca por assim dizer. Assuntos dos mais patéticos ganham atenção do público, como roupa de apresentadores, comentários de artistas, gafes, quedas e muito mais.
Recentemente a jornalista Fátima Bernardes ficou nos “Trends” por apresentar o Jornal Nacional com uma roupa preta de gola branca, semelhante a que Olívia Palito utilizava no desenho Popeye.
A fofoca foi geral. Antes os comentários que fazíamos em casa com parentes e amigos eram restritos, agora ganham destaque amplo com o Twitter. Se o público não gosta ou um fato curioso é apresentando, acesse a internet e comente, com certeza alguém está compartilhando do mesmo assunto.
A distância que existe entre pessoas hoje também potencializa o uso desse meio, acredito eu. As relações interpessoais dia após dia são mais frágeis. O tempo não solidifica mais as amizades e os encontros, o trabalho tornou-se a primeira opção de vida e com isso não sobra horário para bate papos informais e aquele prazer do convívio social. O que acontece?
As pessoas precisam comentar,falar, fofocar. Como muitos trabalhadores, adolescentes e público em geral utilizam a internet nada melhor do que opinar para seus seguidores, e de vez em quando fazer daquele assunto, uma conversa de 140 caracteres em 140 caracteres.
Curioso também é que a fofoca, termo utilizado muitas vezes de forma preconceituosa contra mulheres, foi incorporada ao cotidiano masculino, não que antes não fosse, mas como o sexo feminino tem fama de fofoqueiro por natureza, isto não cabia aos “men”.
O Twitter provou o fato, e hoje pode se perceber a quantidade de homens “tricotando” na rede de relacionamento.
Tudo é dito, a liberdade de expressão ganhou outro sentido e fofoca em nível mundial tornou-se preocupante.
O uso do Twitter não é tão fácil como se pensa, não precisa ser famoso para estar nos “Trends”, basta falar uma grande bobagem que vai de encontro com o politicamente correto, e já era, você pode ser o assunto do dia.
Casos como preconceito racial, sexismo e xenofobia já foram alvo de processos e pessoas estão respondendo hoje, judicialmente pelos 140 caracteres publicados no Twitter, então cuidado com a fofoca, ela pode ser prejudicial a sua honra e moral.