Se a mãe do guarda estivesse viva para ver esta Saveiro wannabe Strada, certamente ela morreria!
Um dos carros-chefe da
O quebra-mato está vermelho de tanto ser usado para atropelamentos
A história desta vovó sobre rodas começou em 1998. Na época, o segmento de picapes pequenas estava se renovando (Corsa Pick-up, Courier e a Saveiro bolinha), e a Fiat aproveitou para fazer uma picapinha na base do Palio. Surgiu então a Strada, o último integrante desta família. As primeiras vinham com ripas de madeira na caçamba – Monstrana e Horroroggar, vejam e aprendam!
A sacada da Strada foi oferecer um visual distanciado do Palio original. Em 1999 veio a opção de cabine estendida, com 30 cm a mais de espaço atrás dos bancos. Logo-logo, os espertalhões que queriam transportar mais gente na Strada começaram a adaptar banquinhos na traseira. E alguns destes assentos tinham cintos de segurança falsos!!
Por essas e outras, surgiu a Strada cabine """dupla"""
Em 2001, já na segunda "geração" da Strada (com faróis roubados do Gol G3), a Fiat criou a maldita PlasticAdventure, com quebra-mato mortal, faróis auxiliares do Escort XR3, logotipo “Adventure” na maçaneta (que breguiçe...) e 50% da carroceria sem pintura.
Tunnááádo!!!11
O público adorou a idéia de andar com um Transformer da terra – sem tração 4x4, apenas suspensão elevada. Por dentro, a única novidade eram os grafismos em cor amarela.
Strada de caminhoneiro
A linha 2004 da Strada chegou com mudanças importantes – é a geração “menos feia” da picapinha. Ela tinha novo painel, aposentou o quebra-mato, e o para-choque recebia uma mão de pintura.
Infelizmente, a Fiat decidiu “inovar” na quarta "geração" da Strada, com dois modelos de frente (uma com o farol do Siena EL e outra com frente nova, igualmente horríveis) e a tenebrosa GambiAdventure, que possui 2/3 de seu peso somente de plásticos sem pintura.
Adventure arrepiando nas provas de estabilidade
Atualmente a Fiat Strada tem nove versões, mas é só desgraça, uma pior que a outra.
- Fire: A opção dos que vão utilizar a caçamba para trabalho e não querem saber de uma picape nova. Por dentro, o mesmo painel do Palio 2001, empobrecido (como se isso fosse possível...), e com aquele aperto típico da família Palio. Tem versões em cabine simples e estendida, todas com o motor 1.4
MancaFlex, lento e beberrão. Costuma sofrer muito na mão dos peões. - Working: Ainda não paga de playboy, mas já tem uns diferenciais a mais: frente do Siena EL, o atual painel da linha e opção de cabine simples, estendida ou dupla, esta última feita pra piãozada não ter que viajar na caçamba. Também só tem o motor 1.4.
- Trekking: Os donos desta já não usam a caçamba a trabalho. É a versão com mais cara de carro de passeio, como se vê na frente clonada do Palio Weekend Trekking. Também só tem o motor 1.4 (o modelo 1.8 saiu de linha, pois ninguém comprava).
- Sporting: Ideal para quem quer ir ao track Day de pick-up (e acomodar cerveja e salgadinhos para o pessoal...). Vem com um furiosíssimo motor E.torQ 1.8 16V de 132 cv, com acelerações melhores do que um Jetta TSI (em queda livre).
- Adventure: Sonho de consumo dos agroboys falidos. Carrega quatro pessoas (todas com aperto) na versão cabine "dupla"; a caçamba nem para levar bicicleta serve. Mas faz sucesso (só podem achar que estão ao volante de um legítimo off-road). O motor é o mesmo da versão Sporting.
Utilidades da suspensão elevada da Strada
Eis aí mais uma utilidade que desconhecíamos!
- Passar por cima de pedestres
- Estacionar na calçada
- Enxergar o teto do Doblò à sua frente
- Entrar no mar, para assustar os banhistas
- Passar lombada a 100 km/h
- Levar a caixa de Skol sem arriar
- Suportar caixas de som e gordinhos na caçamba
Verdades
- A cor predominante da Strada Adventure, no documento do carro, sempre é preta!
- O inclinômetro da Strada cabine dupla possui o desenho da versão cabine estendida...
- A Strada tem teto-solar como opcional, mas não serve para porra nenhuma na versão estendida, já que ela fica atrás dos bancos dianteiros.
- O banco traseiro da Strada cabine dupla é mais apertado que o do Fiat 500.
- A Strada Adventure possui oito faróis.
- O sensor de
colisãoestacionamento para a Strada deveria ser item obrigatório, já que o estepe, o vidro traseiro dividido e a caçamba deixam a visibilidade melhor só do que na nova Saveiro.
Foi estacionar… ih… bateu.
- Já existem modelos da Strada com baú de caminhão adaptado.
- A Strada tem suspensão de caminhão, por isso guenta o tranco.
- A Strada possui motores descartáveis: já teve 1.5 Fiasa, 1.3 Fire, 1.8 Powertrain da GM, 1.6 do Marea... e a desvalorização vem junto!
Fiat Strada 2017