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Tuesday, August 9, 2011

Verdades sobre a Fiat Strada

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Se a mãe do guarda estivesse viva para ver esta Saveiro wannabe Strada, certamente ela morreria!


Um dos carros-chefe da FAIL Fiat atualmente é a picape Strada – hoje, çaporra vende mais que Siena e Palio! Se tem os carros que são sucesso de crítica e fracasso de público, a Strada é justamente o contrário!



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O quebra-mato está vermelho de tanto ser usado para atropelamentos


A história desta vovó sobre rodas começou em 1998. Na época, o segmento de picapes pequenas estava se renovando (Corsa Pick-up, Courier e a Saveiro bolinha), e a Fiat aproveitou para fazer uma picapinha na base do Palio. Surgiu então a Strada, o último integrante desta família. As primeiras vinham com ripas de madeira na caçamba – Monstrana e Horroroggar, vejam e aprendam!



A sacada da Strada foi oferecer um visual distanciado do Palio original. Em 1999 veio a opção de cabine estendida, com 30 cm a mais de espaço atrás dos bancos. Logo-logo, os espertalhões que queriam transportar mais gente na Strada começaram a adaptar banquinhos na traseira. E alguns destes assentos tinham cintos de segurança falsos!!



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Por essas e outras, surgiu a Strada cabine """dupla"""


Em 2001, já na segunda "geração" da Strada (com faróis roubados do Gol G3), a Fiat criou a maldita PlasticAdventure, com quebra-mato mortal, faróis auxiliares do Escort XR3, logotipo “Adventure” na maçaneta (que breguiçe...) e 50% da carroceria sem pintura.



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Tunnááádo!!!11


O público adorou a idéia de andar com um Transformer da terra – sem tração 4x4, apenas suspensão elevada. Por dentro, a única novidade eram os grafismos em cor amarela.



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Strada de caminhoneiro


A linha 2004 da Strada chegou com mudanças importantes – é a geração “menos feia” da picapinha. Ela tinha novo painel, aposentou o quebra-mato, e o para-choque recebia uma mão de pintura.



Infelizmente, a Fiat decidiu “inovar” na quarta "geração" da Strada, com dois modelos de frente (uma com o farol do Siena EL e outra com frente nova, igualmente horríveis) e a tenebrosa GambiAdventure, que possui 2/3 de seu peso somente de plásticos sem pintura.



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Adventure arrepiando nas provas de estabilidade


Atualmente a Fiat Strada tem nove versões, mas é só desgraça, uma pior que a outra.
  • Fire: A opção dos que vão utilizar a caçamba para trabalho e não querem saber de uma picape nova. Por dentro, o mesmo painel do Palio 2001, empobrecido (como se isso fosse possível...), e com aquele aperto típico da família Palio. Tem versões em cabine simples e estendida, todas com o motor 1.4 MancaFlex, lento e beberrão. Costuma sofrer muito na mão dos peões.

  • Working: Ainda não paga de playboy, mas já tem uns diferenciais a mais: frente do Siena EL, o atual painel da linha e opção de cabine simples, estendida ou dupla, esta última feita pra piãozada não ter que viajar na caçamba. Também só tem o motor 1.4.

  • Trekking: Os donos desta já não usam a caçamba a trabalho. É a versão com mais cara de carro de passeio, como se vê na frente clonada do Palio Weekend Trekking. Também só tem o motor 1.4 (o modelo 1.8 saiu de linha, pois ninguém comprava).

  • Sporting: Ideal para quem quer ir ao track Day de pick-up (e acomodar cerveja e salgadinhos para o pessoal...). Vem com um furiosíssimo motor E.torQ 1.8 16V de 132 cv, com acelerações melhores do que um Jetta TSI (em queda livre).

  • Adventure: Sonho de consumo dos agroboys falidos. Carrega quatro pessoas (todas com aperto) na versão cabine "dupla"; a caçamba nem para levar bicicleta serve. Mas faz sucesso (só podem achar que estão ao volante de um legítimo off-road). O motor é o mesmo da versão Sporting.

Utilidades da suspensão elevada da Strada
<KENOX S760  / Samsung S760>
Eis aí mais uma utilidade que desconhecíamos!
  • Passar por cima de pedestres

  • Estacionar na calçada

  • Enxergar o teto do Doblò à sua frente

  • Entrar no mar, para assustar os banhistas

  • Passar lombada a 100 km/h

  • Levar a caixa de Skol sem arriar

  • Suportar caixas de som e gordinhos na caçamba

Verdades
  • A cor predominante da Strada Adventure, no documento do carro, sempre é preta!

  • O inclinômetro da Strada cabine dupla possui o desenho da versão cabine estendida...

  • A Strada tem teto-solar como opcional, mas não serve para porra nenhuma na versão estendida, já que ela fica atrás dos bancos dianteiros.

  • O banco traseiro da Strada cabine dupla é mais apertado que o do Fiat 500.

  • A Strada Adventure possui oito faróis.

  • O sensor de colisão estacionamento para a Strada deveria ser item obrigatório, já que o estepe, o vidro traseiro dividido e a caçamba deixam a visibilidade melhor só do que na nova Saveiro.

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Foi estacionar… ih… bateu.
  • Já existem modelos da Strada com baú de caminhão adaptado.

  • A Strada tem suspensão de caminhão, por isso guenta o tranco.

  • A Strada possui motores descartáveis: já teve 1.5 Fiasa, 1.3 Fire, 1.8 Powertrain da GM, 1.6 do Marea... e a desvalorização vem junto!

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Fiat Strada 2017
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