Ford Kaguei nas calças Ka BigFoot Edition
“Eu amo! Tem a minha cara, anda bem e gasta pouco”
Roberta Close sobre Ford Ka
"Você quis dizer: Ka Gay"
Google sobre Ford Ka
"Você quis dizer: Ka Gada"
Google sobre Ford Ka
"Você quis dizer: Ka Roça"
Google sobre Ford Ka
“Cabe eu e o Bolinha aí dentro?”
Ariadna sobre Ford Ka
“É um looooosho!!!”
Luciana Gimenez sobre Ford Ka, esquecendo-se do motor 1.0 ZéasTeca
“Joaninha fofa!”
Público geral sobre Ford Ka
"Compacto pra quem vê, compacto para quem anda."
Campanha publicitária sobre Ford Ka
"Eu já achei um desses no Kinder Ovo uma vez!"
Guria retardada sobre Ford Ka
"Como se chamaria o Ford Ka se ele fosse um carro? Ka-rro, hauehaheuhau"
Piada sem graça do vovô sobre Ford Ka
"Quando eu vou transar com um KA no meio da floresta o que eu grito? Forde Ka-ralho! hehehe"
Vadia sobre Ford Ka
"Ford Ku: feio por fora, apertado por dentro e todo mundo mete o pau."
Campanha publicitária sobre Ford Ka
"Pra comprar é um Ka, mas pra vender é um Ku."
Classificado sobre Ford Ka
“Carro maneiro, parece um kart”
Nonô Figueiredo sobre Ford Ka XR
“Ué, não capotou?”
Você após a fazer a primeira curva no test-drive do Ford Ka. Infelizmente, você capotou na segunda
“Você não tem carro. Ou seja, você tem um Ford Ka”
Quiz de automóveis sobre Ford Ka
“Meu sonho de consumo!”
Você sobre Ford Ka Sport 1.6 2012
“Passa para dentro, garoto!”
Elefante para Ford Ka
“Maoooooeeee, é uma pobreza mesmo, hiii-hiii...”
Silvio Santos sobre Ford Ka
“VOCÊ NÃO PODE FAZER FACE-LIFT NELE!!!”
Claude Lobo, o designer do Ford Ka original
Ford La Ka é um subcompacto lançado na Zooropa em 1996, no Salão de Paris. Este era o esperado modelo que a montadora produziria no Brasil. E chegou surpreendendo, pois eram raros os carros de porte muito compacto, especialmente no Brasil. Mas o Ku Ka retribuía com surpresinhas no acabamento (embora tivesse ferro à mostra na cabine) e um acerto interessante de motor e suspensão. Ou seja, só dá para andar rápido com o Kaguei Ka se você souber dirigir de verdade.
No Brasil, o Ka chegou poucos meses após o lançamento, já em 1997. O design New Edge era obra de Claude Leão Lobo (incluindo os para-choques sem pintura, que ele adorava, como todo francês gay – uma redundância, convenhamos). Sua filosofia só era parecida com a do Twingo, que tinha proposta mais refinada. No Brasil, ele veio principalmente para quebrar a imagem pesada dos carros da Autolatina, parceria entre Ford e VW que tinha sido encerrada pouco tempo antes. Afinal, era caro (só 3% a menos que um Fiesta) e pouco prático.
No início tinha motores Endura 1.0 de 52 cv e 1.3 de 60 cv, verdadeiras bixeiras, que eram praticamente iguais no visual. Acomodava só quatro pessoas, com muito aperto, e idem para as malas: o porta-cuecas levava 186 litros. Ao menos já tinha opção de CD player desde o lançamento. As calotas (sim, não havia opção de liga leve...) possuiam o logotipo Ford em um dos cinco raios.
Para a linha 2000, o Ka já podia vir com para-choques pintados e o novíssiçimo motor 1.0 ZéasTeca Roçamdo, que ao menos permitia ao carrinho subir ladeiras tranqüilo. Assim, o Ka também conseguia dar benga na maioria dos 1.0, exceto no Gol Turbo, é lógico.
Manolo acabou com o handling do kart Ka XR
Mas a versão mais foda ainda estaria para vir em 2001: era o Ka XR: que tinha motor 1.6 instalado de baixo para cima! O carrinho foi um dos maiores desafios para os engenheiros da Ford, pois adaptar este motor no Ka foram necessárias mudanças no para-choque para esfriar o radiador (que era pequeno e teve o número de aletas dobradas), no câmbio e na suspensão, mas sem dúvida foi um dos Ka mais divertidos! Perdia só para o Sportka da Zooropa...
Ainda em 2001 o Ka Black, o Ka de "luxo", que podia ser... blindado. Teve vida curta, e é um dos Ka mais colecionáveis. Para a linha 2002, uma reestilização que lhe tirou o peso dos anos. E no fim de 2002, o motor 1.6 do XR assou a equipar também o Action, sem tanto apelo visual (ainda tinha calotas, por exemplo). Em 2005 chegou a interessante versão MP3.
O Ka reestilizado roubou as lanternas do Celta…
Daí em diante, o Ka foi esquecido pela Ford. O modelo continuava o mesmo na Europa, o que fez a montadora reprojetar o Ka original para se tornar um popular digno. O Novo Ka chegou em 2008, com design bem mais bonito (embora se notasse pelo para-brisa e pela porta que era um velho Ka repaginado), com estilo próprio, mas que lembrava o Fiesta. O incrível é que o “novo Ka” é só 15% novo: 85% do carro já existia em outros Ford. Como comparação, o Uno é 84% novo.
Assim, o Ka reagiu em vendas (não como a Ford queria, a ponto de encarar de frente Gol, Uno e Celta, mas, enfim...). Ganhou depois os kits ST e Trail. Em 2011 ele ganhou o primeiro face-lift nesta segunda “fase”, daqueles meio duvidosos (principalmente na versão Sport), mas que rejuvenesceu o carrinho.
Na Zooropa
O Ka tomou um rumo totalmente diferente na Europa: virou um Fiat 500 da Ford.
Apesar do estilo Kinetic, o painel de instrumentos é o do Palio, assim como o motor era o Fire. Em 2010, pensava-se que o modelo viria como importado para disputar espaço no mercado dos compactos de imagem. Mas a Ford viu que seria sacanagem demais trazer um citadino a preço de sedan médio e deixou queto.
Verdades
- O projeto original do Ka, exibido como concept-car em 1994, era de um modelo com faróis e lanternas ovais (
certamente uma referência aos testículos, tão desejados pela equipe de projetistas)! Mas, como a Ford planejava adotar a linguagem de estilo new Edge, o Ka acabou por ficar mais moderno e menos clássico. - Claude Lobo morreu de desgosto vendo Ka e Focus deixarem os estilos New Edge que ele havia criado.
- Somente o aerofólio do Ford Ka XR fazia a velocidade final aumentar em 7
0km/h! - A Ford tentou instalar motor 1.0 Supercharger num Ka. Nem precisa dizer que o protótipo pegou fogo...
Kazera com body-kit mais pesado que ele
- Todo mano odeia o Ford Ka, porque não cabe a manolada no banco de trás, não cabe a caixa de som e principalmente porque eles não conhecem as manhas do Ka, andando iguais a velhinhas. Ainda assim, eventualmente se vêem modelos xunados, mas é bem mais fácil achar donos desleixados, que acreditavam que a manutenção do carro (composto por 93% de plástico) seria tão fácil quanto a de um Gol comum.
- Para sentar no banco traseiro do Ka, tinha que correr para ver quem sentava primeiro.
- Os motores Endura dos primeiros Ka eram datados da década de 1960.
- Até hoje a Ford não fez uma versão quatro portas do Ka por medo de roubar muitas vendas do Fiesta.
Ford Ka Xuuuning, gostosa FAIL