English French German Spain Italian Dutch

Russian Brazil Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Translate Widget by Google

Monday, August 15, 2011

Verdades sobre o Nissan Tiida

p_0811_08_z_nissan_versa_side_view

Em breve, cada vez mais Tiida perderão suas características originais


“O luxo todo que eu tenho é do dinheiro de vocês – pagando um preço 1.8 por um carro 1.6!”

Rappers sobre Nissan Tiida


“Legal este usado. Sai por R$ 20 000?”
Thiago Barbosa vendo o Nissan Tiida Sedan no showroom


“Repetindo: nós não temos dinheiro para contratar um designer”
Equipe de engenheiros da Nissan sobre Tiida


“Vai ser meu próximo carro no meu futuro clipe”
Jay-Z sobre Nissan Tiida


“Tiida feio? Feio deve ser a imagem do espelho do seu quarto!”
Dani Bolina sobre Nissan Tiida


“Ah, você tá de brincadeira. Cadê o porta-malas desta coisa? Me ajuda aí, pô.”
Datena sobre Nissan Tiida hatch


“Tesão!”
Você após fazer test-drive num Tiida SL no Nissan Inova Show


DaveDeli_Nissan_Latio_05
Body-kit fudido para o Tiida Sedan


Nissin Biiba Nissan Tiida, também conhecido como Versa nos EUA e no Canadá, surgiu em 2004 no Japão, e possui as carrocerias hatchback, Latio (sedan) e Wingroad (entre uma perua e uma minivan, e que a princípio é um modelo à parte). Em meados de 2006 ele estava disponível nos EUA, e aproximadamente um ano depois era lançado no Brasil, onde por sinal, desde o começo não empolgou.


imgNissan Tiida2
Tentativa FAIL de vender o Tiida


Apesar da concorrência desatualizada, o Tiida não conseguiu muito mercado no Brasil, por alguns motivos:


Design: As referências eram boas, como o Murano na frente e o Peugeot 307 na traseira, mas o conjunto era de um carro bastante sem graça, pela desproporcionalidade e falta de inspiração nos traços. O Tiida possui rodas que parecem pequenas e lanternas enormes, para citar dois exemplos. Até o Astrassauro, com sua frente de trem, possui muito mais personalidade (e, ousa-se dizer, mais bonito).


Interior: o consumidor que estava disposto a investir mais de R$ 50 000 num Tiida recebia em troca poucos equipamentos e muito espaço interno para os passageiros. Só para eles, pois o porta-malas era diminuto (apenas 289 litros). Na versão top, SL/E SL, havia o banco traseiro corrediço como no Fox, que permitia aumentar a capacidade para 463l, mas aí os convidados ficavam sem espaço para as pernas. Sem contar que apresentava problemas na coluna de direção, e nem mesmo tinha uma indicação de farol de neblina ligado ou desligado (puxa vida…).


tiida_flex_painel
Tiida completão


Propulsor: ambos os Tiida possui um único motor 1.8 16v Flex de 126 cv, que não empolga, especialmente quando vemos que concorrentes como Focus e i30, que custam um pouco mais, possuem mais de 140 cavalos em seus motores 2.0.


Suspensão: o Tiida tem alergia ao esburacamento das ruas do Brasil. E para os boyzinhos que gostam de instalar saias e spoilers, não damos uma semana para o conjunto se arrebentar todo…


Rede Nissan: apesar do bom atendimento tradicional da Nissan, seus consumidores precisam lutar para serem atendidos. Peças demoram vários meses para chegar, e às vezes o próprio Tiida ficava em falta nas concessionárias. Ou seja, se não quebrar, o Nissan é só alegria. Mas para esperar uma peça, além de muita grana, o proprietário precisa ter paciência franciscana.


Isso sem falar no Tiida Sedan, o queridinho dos órfãos do Santana, e que não tem ABS ou airbags nem mesmo como opcional.


Segunda Geração
Tiida 2012


Devido ao sucesso do Tiida/Versa pelo mundo, a Nissan optou por uma repaginação na linha. O hatch agora está bem mais moderno para competir com o Focus III e o novo i30. Seu motor 1.6 Turbo rende, acredite, 188 cavalos!!! O Tiida Sedan tomou um rumo diferente: se torna um carro de base mais barata, idêntico ao Sunny, o sedan do March. O motor é 1.6, mas bem menos empolgante (por aqui deverá o mesmo motor do March, de 109 cv).


art_01682_nissan-versa-sunny-2012-imagem2


Verdades
  • Até por serem do mesmo grupo Renault-Nissan, Tiida e Sandero são irmãos espirituais: feios, gigantes, com motor apenas razoável e interior limpo, vazio de equipamentos.

  • A Nissan fez uma versão pelada do Versa Sedan 2009, a 1.6, que nos EUA custava o equivalente a cerca de R$ 17.000 (um dos carros novos mais baratos de lá). ABS e rádio eram opcionais e as rodas eram aro 14" com calotas.

  • Sempre tem um xunileiro acabando com um Tiida, especialmente para exibições no SEMA Show e outros eventos menores. Por aqui, como ninguém conhece o Tiida, é raro ver um com qualquer alteração que seja, até mesmo rodas.

  • O retrovisor do Tiida é igual ao do Honda Fit antigo.

  • Os faróis também lembram bastante o Old Fit.

  • O Tiida mais feio certamente é o EV-11. Observe os para-choques, tentativa FAIL de imitar nossos carros populares…

  • O Tiida Sedan tem uma traseira mais feia que bater na vó às 23:50 do dia 24 de dezembro. 

  • Este provavelmente será o menor post da série Verdades, pois ninguém conhece direito esse carro, que apesar de bom, é mais um injustiçado no mercado, como todos os Nissan.



medium_nissan-ev-11-zero-emissions-versa-630
Tiida elétrico popular
Sugestão de Antoninho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...